NOTÍCIAS QUE INSPIRAM
Ação idealizada por empresário americanense já distribuiu mais de 35 mil brinquedos em nove anos
Dia Encantado celebra o Dia das Crianças em bairros carentes; veja como ajudar a iniciativa
Por Jucimara Lima
29 de setembro de 2024, às 08h29 • Última atualização em 29 de setembro de 2024, às 15h32
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/acao-idealizada-por-empresario-americanense-ja-distribuiu-mais-de-35-mil-brinquedos-em-nove-anos-2263779/
Com o desejo de promover um dia especial para crianças de Americana, espalhar alegria, amor e sorrisos, o empresário Thiago Bortoleto Cabral, de 36 anos, idealizou o projeto “Dia Encantado”, uma ação realizada no Dia das Crianças, que em 2024 entra em seu nono ano.
Ao longo de sua história, a iniciativa social já distribuiu mais de 35 mil brinquedos, além de 40 mil sacolinhas de doces. “Tudo de muita qualidade e feito com muito amor”. Segundo Thiago, a iniciativa é uma ação solidária, sem fins lucrativos, idealizada como um misto de sonho e gratidão. “O intuito do projeto sempre foi ajudar crianças carentes e em situações de vulnerabilidade a terem um dia digno, nosso dia encantado.”
Impacto
Ele explica que o nome foi escolhido justamente por refletir a essência e o impacto da ação. “O Dia Encantado tem o objetivo de ser um dia mágico, em que as crianças têm a possibilidade de viver algo que não é comum em seu dia a dia: brincarem com brinquedos diferentes, serem presenteadas e guardarem em suas memórias momentos mágicos com uma festa alegre, divertida e única, para que cada uma sinta o quanto é especial e merecedora.”
Na edição passada, o projeto bateu recorde, distribuindo 5 mil brinquedos. Para 2024, a expectativa é ainda maior. “Queremos atingir a marca de 8 mil e, se conseguirmos, aumentaremos a meta para 9 mil crianças.”
Este ano, além das crianças dos bairros Zincão, Mathiensen, Guanabara e Praia Azul, em Americana, e Romano, em Santa Bárbara d’Oeste, eles também pretendem presentear meninos e meninas das entidades Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Casa de Dom Bosco.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Para o empresário, a iniciativa impacta a sociedade e levanta questões sobre a importância de ajudar ao próximo e promover o apoio mútuo. “Dessa forma, conseguimos sensibilizar a comunidade sobre como a solidariedade e o voluntariado podem transformar vidas. Demonstramos como essa experiência é gratificante e como grandes feitos são possíveis a partir da união. Acreditem, o sentimento despertado é impagável.”
Transparência
Atualmente, o empresário é presidente do projeto e conta com a ajuda de cerca de 250 voluntários. A mobilização do grupo acontece via WhatsApp e costuma começar em setembro. Embora a iniciativa conte com uma diretoria para resolver problemas pontuais, ele explica que tudo é decidido em grupo. “Juntos, prestamos contas e resolvemos detalhes.”
O presidente alerta que manter a transparência é uma atitude da qual não abre mão. “Temos muita responsabilidade em relação aos valores arrecadados. Fazemos questão de sermos transparentes ao máximo, desde o extrato, onde temos todas as arrecadações, até as compras.” Em 2024, a arrecadação vai até esta segunda-feira (30), e pode ser feita via chave pix (tatinajar@hotmail.com) ou em uma conta bancária (Banco Nubank; agência 0001; conta 29.301.047-6) destinada especificamente para esse fim.
“Esse tipo de arrecadação facilitou muito a maneira de recebermos ajuda. Pedimos que a colaboração seja feita até amanhã para que possamos comprar os brinquedos e preparar tudo a tempo.”
Além de colaborar financeiramente, para quem desejar ir além, também é possível contribuir de outras formas. “As pessoas podem ajudar com serviços voluntários ou divulgando a ação.”
Thiago explica que as doações são feitas em dinheiro para manter o padrão de igualdade para todos. “Compramos brinquedos iguais para todos.”
Experiências marcantes
Thiago afirma que a criação do projeto está relacionada às lembranças de sua própria infância. “Lembro muito daqueles momentos alegres, de quando recebia o presente tão sonhado, mas também me recordo das lembranças não tão boas, quando sentia vontade de ter determinado brinquedo e até ficava doente por isso, mas a condição financeira dos meus pais, como a da maioria dos brasileiros, não permitia comprá-lo.”
Tanto Thiago quanto boa parte dos voluntários do “Dia Encantado” já vivenciaram muitas experiências marcantes, que os incentivaram a participar de outros projetos sociais ao longo do ano, já que sua ação acontece apenas no dia 12 de outubro.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
De acordo com o presidente, a maior dificuldade de manter o trabalho é mobilizar apoio suficiente para alcançar todas as crianças. “Enfrentamos dificuldades, especialmente na falta de recursos e apoio. Ainda assim, contamos com a generosidade de pessoas e parceiros que acreditam na causa. Nosso apoio é mais entre amigos, contudo, o projeto tem ganhado grandes proporções”, diverte-se.
Ele confirma que a ideia é expandir a ação para outras datas comemorativas. “Nosso maior desejo é que, a cada ano, possamos fazer a diferença na vida de mais e mais crianças.”
Thiago aconselha quem tem o desejo de iniciar um projeto social, como ele fez com a ajuda dos amigos. “Comece. Não espere o momento perfeito pois ele talvez nunca chegue. Todo projeto social nasce de uma vontade de fazer a diferença.”
Para quem quiser acompanhar mais detalhes, siga o Instagram @dia_encantado.