24 de setembro de 2024 Atualizado 09:48

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES

TSE recebe 156 denúncias de propaganda irregular em Americana e região

Relatos foram feitos no aplicativo Pardal, que pode ser utilizado por qualquer pessoa

Por Rodrigo Alonso

24 de setembro de 2024, às 09h33 • Última atualização em 24 de setembro de 2024, às 09h34

Os cartórios eleitorais da RPT (Região do Polo Têxtil) receberam, até esta segunda-feira (23), 156 denúncias pelo aplicativo Pardal, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pelo qual eleitores podem denunciar propagandas irregulares.

Qualquer pessoa pode fazer seu relato no app, disponível para download tanto no Google Play quanto na Apple Store.

App Pardal está disponível nas plataformas de download – Foto: Leonardo Matos/Liberal

Segundo portaria do TSE, o Pardal encaminha ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa.”

No ato da denúncia, a pessoa precisa ter provas, como fotos, áudios e vídeos, além de especificar o local da propaganda irregular.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade do denunciante. Porém, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito a penalidades.

No Pardal, o eleitor pode denunciar irregularidades referentes a envio de mensagens, propaganda paga na internet, alto-falantes, carro de som, adesivos em imóveis, outdoors, comícios, distribuição de brinde, entre outras situações.

Até a tarde desta segunda, houve 45 denúncias em Americana, 40 em Hortolândia, dez em Nova Odessa, 38 em Santa Bárbara d’Oeste e 23 em Sumaré.

Pós-denúncia

Segundo a chefe da 384ª Zona Eleitoral, de Americana, Alessandra Antunes, após a denúncia, o cartório notifica o candidato denunciado para regularizar sua situação, se realmente houver uma irregularidade.

“São processos que você consegue só aplicar o poder de polícia. No caso, é só determinar a retirada da propaganda irregular. Aí não tem multa, nada disso”, disse.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Caso se trate de um caso mais complexo, que exige representação, um processo judicial é aberto para que o MPE (Ministério Público Eleitoral) possa analisar os fatos e sugerir eventuais penalidades.

De acordo com Alessandra, neste ano, a 384ª Zona Eleitoral recebeu denúncias, por exemplo, de impulsionamento de publicações sem CNPJ na internet e adesivo incorreto em automóveis.

“Nesse caso do adesivo, por exemplo, a adesivação estava fora da especificação da legislação. A gente teve de notificar o candidato, e ele regularizou”, afirmou.

Denúncias por município, segundo o TSE

MunicípioDenúncias em 2024 (até 23/9)Denúncias em 2020
Americana45159
Hortolândia40183
Nova Odessa1052
Santa Bárbara38107
Sumaré23199
Região156700

Publicidade