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PARA SUBSTITUIR PEDÁGIOS

Tarcísio pretende implantar ‘free flow’ na Anhanguera e na Bandeirantes ainda nesta concessão

Porém, segundo Tarcísio, as rodovias dos Imigrantes e Ayrton Senna deverão ser as próximas contempladas; entenda será feita a cobrança

Por Gabriel Pitor

24 de outubro de 2024, às 10h23 • Última atualização em 25 de outubro de 2024, às 13h45

Segundo Tarcísio, as rodovias dos Imigrantes (SP-160) e Ayrton Senna (SP-70) deverão ser as próximas contempladas - Foto: Marcelo Rocha_Liberal

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (23) que pretende implantar o sistema de cobrança automática de pedágios, conhecido como “free flow”, nas rodovias Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348) ainda no atual contrato de concessão com a CCR AutoBAn, que irá até 2037.

“Sem dúvidas. O objetivo é trazer a tecnologia do ‘free flow’ para todas as rodovias. Então, obviamente, nos contratos novos, que estão sendo licitados, já estão sendo implantados”, afirmou a autoridade estadual, após ter visitado as obras de construção de um viaduto entre Sumaré e Hortolândia.

“Isso explica porque na nova licitação das rodovias Castello [Branco, SP-208) e Raposo [Tavares, SP-270] a gente vai ter a diminuição nas tarifas. E a nossa ideia é levar isso também para a Anhanguera e a Bandeirantes.”

Porém, segundo Tarcísio, as rodovias dos Imigrantes (SP-160) e Ayrton Senna (SP-70) deverão ser as próximas contempladas, antes das duas principais pistas que passam pela RPT (Região do Polo Têxtil).

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Como funciona?

O sistema “free flow” conta com a instalação de adesivos (tags) nos para-brisas dos veículos. Os motoristas não precisarão parar em praças de pedágio, já que o valor da tarifa é debitado de forma direta sem a necessidade de interação direta do motorista.

Por sua vez, o cálculo da tarifa, que levará em consideração o trecho percorrido na pista, será feito pelo pórticos de cobrança. Essas estruturas substituirão os pedágios e são equipadas com tecnologia para leitura e identificação dos veículos.

Os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do DUF (Desconto de Usuário Frequente), exclusivo para carros, que oferece descontos
progressivos a cada passagem durante o mesmo mês.

Atualmente, o “free flow” está sendo testado na Rodovia Washington Luís (SP-310) e de forma satisfatória, de acordo com Tarcísio. A concessionária EcoNoroeste destaca que também já instalou o sistema na Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Itápolis, e em novembro implanta o segundo, na mesma via, em Jaboticabal.

Tarcísio destacou que a iniciativa controla a entrada e a saída das rodovias, aumentando a base de pagantes.

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