17 de setembro de 2024 Atualizado 10:36

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Estado de São Paulo tem registros de queimadas em 13 municípios nesta quinta - O Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Estado de São Paulo tem registros de queimadas em 13 municípios nesta quinta - O Liberal

Publicidade

Compartilhe

Meio Ambiente

Estado de São Paulo tem registros de queimadas em 13 municípios nesta quinta

Na região, Campinas apresenta foco de incêndio no Pico das Cabras e recebe suporte com aeronave contra as chamas

Por Agência Brasil

12 de setembro de 2024, às 17h53

Pelo menos 13 municípios de São Paulo têm áreas de mata em chamas nesta quinta-feira (12), segundo a Defesa Civil do Estado. Tanto o órgão quanto o Corpo de Bombeiros atuam nesses locais para conter o fogo e em regiões mais críticas estão em operação 11 aeronaves para apoiar o combate aos incêndios.

Os municípios que contam com esse suporte são: Mairiporã (Parque Cantareira); Bananal; São Luiz do Paraitinga; Bom Jesus dos Perdões (Parque Itapetinga); Campinas (Pico das Cabras); Campo Limpo Paulista/Jundiaí (Serra da Mursa); São Carlos; e Pedregulho.

“O combate aos incêndios segue de forma coordenada, com as aeronaves desempenhando um papel fundamental no controle das áreas mais afetadas”, destacou a Defesa Civil.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, as 81 unidades de conservação do Estado que estão fechadas desde o dia 1º, a fim de proteger a população e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação continuarão sem funcionar. Apenas os parques estaduais Campos do Jordão e Cantareira estarão parcialmente abertos, nas áreas concessionadas, desde que não haja risco aos visitantes.

“Durante esse período, todas as equipes que trabalham nas Unidades de Conservação continuarão a se dedicar exclusivamente ao monitoramento territorial, combate a incêndios, sensibilização das comunidades dos entornos e apoios administrativos e logísticos”, informou a secretaria.

“Diante da persistência das condições climáticas, que favorecem a ocorrência de incêndios, tomamos a decisão de prorrogar o fechamento dos parques estaduais. Essa medida, embora temporária, é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos. Nossos profissionais continuam atuando incansavelmente no combate a possíveis focos incêndios e na proteção das áreas fechadas”, destacou o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

Publicidade