26 de abril de 2024 Atualizado 19:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sustentabilidade

Usina para geração de energia solar é inaugurada em Americana

Estrutura em Americana reduz emissão de CO² e torna mais barata a conta de luz para 15 empresas do município

Por Leonardo Oliveira

12 de fevereiro de 2020, às 10h54 • Última atualização em 12 de fevereiro de 2020, às 10h56

Foi inaugurada nesta terça-feira a primeira usina de geração de energia solar fotovoltaica de Americana. Com investimento de R$ 4,6 milhões, a nova estrutura reduzirá a emissão de 131 toneladas de CO² (dióxido de carbono), o que equivale ao plantio de cerca de 900 árvores.

Foto: Divulgação
Estrutura localizada na Avenida São Jerônimo possui 3.320 módulos de captação de energia solar

A energia sustentável gerada pelo novo empreendimento, localizado na Avenida São Jerônimo, será usada por 15 empresas que firmaram uma parceria com a Envo, braço do grupo CPFL Energia.

O empreendimento tem um modelo de gestão compartilhada, onde as empresas são cotistas, ou seja, pagam
um valor para a companhia e têm direito ao uso da energia limpa.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Depois, o que for consumido em energia sustentável se torna crédito na conta de luz do consumidor. O valor da cota será calculado em cima do consumo e, ao final do mês, os compradores podem reduzir em até 10% o valor da conta. Somente as 15 empresas cotistas podem usufruir da energia solar. Não há previsão de aumento da capacidade da fazenda solar.

A usina conta com 3.320 módulos de captação da luz do sol e potência instalada de 1,12 MW – que seria capaz de abastecer 738 residências por ano. As obras duraram cinco meses, de maio a novembro do ano passado. No mês passado começou a funcionar e nesta terça-feira houve a inauguração oficial.

Essa é a terceira usina solar da distribuidora. As outras unidades estão instaladas no bairro Tanquinho, em Campinas e em Capim Branco (MG). Um dos motivos que levaram a companhia a escolher Americana foi a existência de uma área que já pertencia a CPFL, próximo a Usina Termoelétrica de Carioba, projeto que não foi implantado.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Prefeito Omar Najar (MDB) e o presidente da CPFL Energia, Gustavo Estrella, durante evento de inauguração ontem

O prefeito Omar Najar (MDB), chegou a comentar durante a cerimônia de inauguração que pediu um estudo para saber se a termoelétrica poderia ser reativada, mas o presidente da CPFL Energia, Gustavo Estrella, negou a hipótese. “A gente já fez alguns estudos, não há viabilidade financeira de a gente reativar essa usina nesse momento”, disse Gustavo.

O presidente reforçou a ideia de que a energia solar é a aposta do momento e que mais cidades da região podem receber uma usina de geração de energia solar fotovoltaica.

“É um negócio novo. Aqui vai muito da região, se ela tem de fato uma insolação boa e se tem clientes por perto. Tem que ter um estudo de viabilidade para decidir fazer um novo investimento. É um investimento promissor em uma fonte cada vez mais usada no Brasil e no mundo. A CPFL tem muito interesse em investir”, ressalta.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Confira o episódio desta semana do podcast Além da Capa, que trata sobre a entrega do novo Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A missão deste episódio é explicar os 11 anos que se passaram entre o anúncio e a entrega da obra:

{{1}}

Publicidade