23 de janeiro de 2021 Atualizado 18:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

BIÊNIO 2021-2022

Thiago Martins é eleito presidente da Câmara de Americana

Vereador do PV recebeu 17 votos contra apenas dois do concorrente Gualter Amado nesta sexta-feira

Por André Rossi

01 jan 2021 às 21:42 • Última atualização 01 jan 2021 às 22:22

O vereador Thiago Martins (PV) foi eleito presidente da Câmara de Americana na noite desta sexta-feira (1º). Reeleito para seu segundo mandato, o político recebeu 17 votos, contra apenas dois do concorrente Gualter Amado (Republicanos).

Durante o uso da palavra para defender a candidatura, Gualter afirmou que a câmara deve ser independente da prefeitura e que Thiago Martins era o “homem do governo”, referindo-se ao novo prefeito, Chico Sardelli (PV). Oficialmente, o novo chefe do Executivo não fez indicação para a presidência.

Thiago Martins é o novo presidente da Câmara Municipal de Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Não votar no Thiago não significa ser oposição ao governo. Não votar no Thiago e votar em outro significa ter independência, porque hoje o Thiago é o homem do governo, do partido do governo, e isso para a democracia do nosso País é muito ruim”, afirmou Gualter.

Thiago Martins rebateu e disse estranhar a postura do concorrente. Ele relembrou que Gualter votou em Alfredo Ondas (MDB) para a presidência da câmara em 2017; na época, Ondas era o candidato indicado pele ex-prefeito Omar Najar (MDB).

“Bonito o discurso do senhor, mas quando a gente faz discurso tem que ter pulso firme e honrar. Não estamos aqui para discutir o passado. Simplesmente você colocou uma fala que não procede dentro das suas escolhas”, criticou Martins.

A sessão de eleição foi presidida pelo vereador Juninho Dias (MDB), por ter sido o mais votado no pleito de novembro. Após a fala inicial dos candidatos, Juninho concedeu dois minutos adicionais para as considerações finais.

Gualter respondeu Thiago e classificou como um “erro” o voto em Ondas. Ele ponderou que não era pelo trabalho do colega emedebista, mas sim pelo fato de ter apoiado um candidato indicado pelo prefeito.

“A gente entra com uma visão totalmente diferente. Aprendi, errei. Estou sendo humilde suficiente para falar que foi realmente um erro. Não pelo Alfredo Ondas, como também não pelo Thiago Martins… mas esta Casa, durante quatro anos, foi um escritório de luxo do prefeito”, criticou Gualter.

Na eleição, Martins recebeu 17 votos. Além do próprio Gualter, apenas a Professora Juliana (PT) votou no candidato derrotado.

Após o resultado da eleição, a assessoria de Chico Sardelli emitiu nota defendendo a “independência” entre os poderes e parabenizando Martins pelo resultado.

“Chico entende a importância da separação e independência de poderes e sempre defendeu que a escolha do presidente da Câmara cabia exclusivamente ao Legislativo. Por isso, não interferiu no processo e não indicou nomes. O prefeito aproveita a oportunidade para parabenizar Thiago Martins pela eleição e, como disse em seu discurso de posse, faz votos de que a Câmara e a Prefeitura trabalhem alinhadas aos interesses de Americana”, traz a nota.

MESA DIRETORA
Os demais membros eleitos para a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 foram: Lucas Leoncine (PSDB) como vice-presidente, Nathália Camargo (Avante) como primeira secretária, Juninho Dias (MDB) de segundo secretário, Leco (Podemos) como terceiro secretário e Dr. Daniel (PDT) como quarto secretário.

Pela primeira vez na história do legislativo americanense, uma mulher será primeira secretária. Além da disputa pela presidência, esse foi o único posto para qual houve mais de uma concorrente.

Enquanto Thiago Brochi (PSDB) indicou Nathália, Gualter colocou o nome de Professora Juliana (PT) para a votação. Assim como na disputa pela presidência, o resultado foi 17 a dois.

Composição das Comissões Permanentes para o biênio 2021/2022:

Justiça e Redação

Presidente: Nathália Camargo (Avante)
Membro: Marcos Caetano (PL)
Membro: Professora Juliana (PT)

Finanças e Orçamento

Presidente: Wagner Rovina (PV)
Membro: Leco (Podemos)
Membro: Thiago Brochi (PSDB)

Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas

Presidente: Lucas Leoncine (PSDB)
Membro: Marschelo Meche (PSL)
Membro: Luiz da Rodaben (Cidadania)

Meio Ambiente, Transporte e Comunicação

Presidente: Léo da Padaria (PV)
Membro: Vagner Malheiros (PSDB)
Membro: Pastor Miguel Pires (Republicanos)

Educação, Saúde e Promoção Social

Presidente: Dr. Daniel (PDT)
Membro: Silvio Dourado (PL)
Membro: Fernando da Farmácia (PTB)

Cultura, Esporte e Turismo

Presidente: Juninho Dias (MDB)
Membro: Gualter Amado (Republicanos)
Membro: Leonora Périco (PDT)

Publicidade