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Americana

Setor de alimentos lidera reclamações em Americana

A cada três dias alguém ligou no SAC da Vigilância Sanitária para denunciar algo na área, que concentra 27% dos registros

Por Leonardo Oliveira

04 de agosto de 2019, às 11h21

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Sede da Vigilância Sanitária, na Vila Omar; órgão é o responsável por emitir a carteira de saúde a profissionais do segmento

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Vigilância Sanitária de Americana recebeu uma reclamação sobre estabelecimentos de gêneros alimentícios a cada três dias no ano passado. Ao todo, foram 123 denúncias feitas, que representam 27% do total de ligações.

Os dados são do Informativo Socioeconômico de Americana, disponibilizado pela prefeitura e que tem como base o exercício de 2018. A maioria envolve denúncias sobre falta de licenciamento para comércios e ausência de higiene e limpeza.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Americana, Eliane Ferreira, as irregularidades são apontadas em bares, lanchonetes, açougues, cabeleireiros, serviços de saúde, entre outros.

Quando uma reclamação é recebida pelo SAC, ela é encaminhada ao setor administrativo da Vigilância Sanitária, que faz a triagem e distribui a um técnico responsável pela área de atuação. Ele então se dirige ao estabelecimento informado e realiza uma vistoria.

Se constatada alguma irregularidade, é emitida uma notificação, solicitando as mudanças. O estabelecimento tem dez dias para se adequar e apresentar a defesa, por meio de recurso. Ao término desse prazo, recebe uma penalidade, caso não tenha cumprido os parâmetros exigidos.

As punições vão de multas à interdição do comércio e todos os denunciantes têm a identidade preservada e recebem resposta. Segundo Elaine, todas reclamações são verificadas.

Apesar de liderar o ranking de solicitações, as denúncias sobre estabelecimentos de alimentos não são as que mais preocupam a Vigilância. “Por serem estabelecimentos de menor complexidade, são caracterizados como risco baixo, portanto, na maioria das vezes, as não-conformidades são de fácil resolutividade”, disse.

Top 5 campeões de reclamações no SAC em 2018

  • 1º Estabelecimento de alimentos – 123
  • 2º Outras (não especificado) – 121
  • 3º Animais Sinantrópicos – 47
  • 4º Resíduos (recicláveis) – 40
  • 5º Ruído – 31

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