18 de outubro de 2024 Atualizado 19:14

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Notícias que Inspiram

Senhor das luzes: quase um conto de Feliz Natal

Eletricista industrial aposentado recebe homenagem de moradores do bairro

Por Jucimara Lima

25 de dezembro de 2021, às 11h49 • Última atualização em 27 de dezembro de 2021, às 07h08

Seu Darci Barreto é um eletricista industrial de 81 anos que apesar de ter se aposentado há mais de 30, ainda é muito requisitado para prestar pequenos serviços e “socorrer” os vizinhos do bairro Vila Helena, em Americana local onde vive com a esposa Cacilda Lüders há mais de 40 anos.

Nesse bairro, ele viu os dois filhos, Eliane e Júnior, crescerem e hoje também acompanha a infância das netas Bárbara, Júlia e Helena.
Eliane conta que, apesar de pequena, a família é muito unida. “Todos os domingos nos reunimos para almoçar, jogar stop, cacheta, cantar e sentar na calçada para bater-papo em frente à praça”.

Aos 81 anos, Seu Darci ajuda a comunidade com seu trabalho de eletricista – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Sendo assim, a praça que é o principal ponto de referência das casas da comunidade também virou cenário familiar importante para eles e para toda vizinhança que limpa, lava, poda, planta, rega e preserva o espaço de maneira unida e democrática.

“Muitas gerações das mesmas famílias brincaram nela, por isso, há um senso de comunidade muito forte ali”, explica Eliane.

Apaixonado por Natal, há mais de três décadas seu Darci aproveita o próprio conhecimento em elétrica para ajudar os moradores a iluminarem a decoração de Natal da praça com mais segurança. Contudo, esse ano, com a ajuda extra de uma das moradoras, a vendedora Josiane Valerio, de 35 anos, o espaço ficou ainda mais bonito.

“Antigamente seu Darci enfeitava, mas faltavam acessórios, então eu fui pedindo para os moradores colaborarem e em 33 anos essa praça nunca esteve tão bonita. Acabou virando um evento de Natal”, comemora a moradora.

“Meu pai vem de uma escola antiga da vida. Ele só desiste de um conserto quando esgota todas as possibilidades.Isso ensinou a mim e ao meu irmão a olhar para um problema de vários ângulos até achar um em que nos tornamos maiores do que ele”, diz Eliane Barreto, filha de Seu Darci – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Em retribuição por todos os anos de parceria com a iluminação da praça garantindo magia e segurança, assim como pelos consertos de aparelhos dos vizinhos, seus quebra-galhos elétricos, suas soluções simples e econômicas, sua generosidade e amizade despretensiosa, no dia da abertura da decoração, seu Darci recebeu uma justa homenagem prestada pela comunidade.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Homem de poucas palavras, ele se diz feliz com a lembrança e resumiu sua gratidão da maneira mais simples e verdadeira possível. “Gosto de poder ajudar as pessoas e também de ver a praça bonita”.

Publicidade