26 de abril de 2024 Atualizado 14:56

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ajuda

Psicóloga monta grupo de apoio para familiares em Americana

Reuniões mensais tem como objetivo oferecer suporte às famílias que enfrentam morte por suicídio

Por Marina Zanaki

28 de setembro de 2019, às 08h10 • Última atualização em 28 de setembro de 2019, às 08h52

A partir de 19 outubro, um grupo de apoio a familiares e amigos de pessoas que cometeram suicídio vai passar a realizar reuniões mensais na Vila Santa Catarina, em Americana. Criada pela psicóloga Carla Damares Oliveira Rocha, a atividade será realizada de forma gratuita no terceiro sábado de cada mês.

“Estima-se que a cada pessoa que morre, seis são atingidas em questão de sofrimento, mas eu falo que é muito mais”, diz Carla. “Caso você perca uma pessoa para o suicídio, tem que pensar que não somos responsáveis pela vida de ninguém”. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 98811-3549.

Foto: Divulgação
Campanha ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio, foi realizada ao longo deste mês no mundo todo

Psicóloga e professora da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Disete Devera apontou que o fenômeno do suicídio está ligado a fatores diversos e que não há como se falar em culpados.

“A gente atende na clínica familiares de pessoas que fizeram esse caminho, e que ficam muito nesse lugar: onde eu estava que eu não vi? Mas não é isso. O suicídio é uma experiência que atravessa toda a cultura, em uma sociedade de tamanha complexidade”, destacou.

GRATUITO

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa realiza neste sábado um plantão com seis psicólogos no Ambulatório de Especialidades Médicas. Os profissionais vão realizar atendimentos entre às 8 e 13 horas, de forma imediata e gratuita, para moradores da cidade que tenham mais de 18 anos.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana
Palestra foi realizada na quinta-feira com servidores em Americana

Em Americana, uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e a Igreja Comunidade de Fé resultou no projeto “Tá Valendo Quanto?”, que na quinta-feira promoveu uma palestra para servidores. O projeto vai continuar por meio de palestras, que podem ser solicitadas na Secretaria por meio do telefone 3406-6111.

Quem sentir necessidade, pode agendar uma conversa gratuita e presencial com um dos profissionais da saúde que estão de plantão. O agendamento é por meio do www.tavalendoquanto.com.

Publicidade