26 de abril de 2024 Atualizado 18:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Projeto para Praia dos Namorados é ter eventos no local

Encontro de carros antigos, sarau e feiras de artesanato são possibilidades elencadas por secretário

Por Leonardo Oliveira

28 de julho de 2020, às 08h13 • Última atualização em 28 de julho de 2020, às 10h26

Orla da Praia dos Namorados ganhou novas quadras esportivas – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Além dos impactos econômico e turístico, a revitalização da orla da Praia dos Namorados dará à cidade uma nova estrutura para realização de eventos. A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana já traça projetos para aproveitar o espaço da área no pós-pandemia.

Os trabalhos de reforma realizados nos últimos meses mudaram o perfil do terreno de pouco mais de um quilômetro de extensão. Além das quadras para prática esportiva e das alternativas para passeio, a orla também abriga uma grande área verde, que deve ser aproveitada.

A informação foi confirmada pelo secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani. Ele lembra que o momento atual, que é de avanço do novo coronavírus (Covid-19), impossibilita o uso do local, mas que alternativas estão sendo discutidas para o futuro.

“Nós temos aqui um espaço muito grande. Podemos fazer encontro de carros antigos, sarau, eventos que não tragam um som muito alto por causa dos moradores, mas que a gente possa trazer lazer para as crianças. Feiras de artesanato, isso tudo está nos nossos projetos”, disse em entrevista ao LIBERAL.

A expectativa é que a organização de eventos possa contribuir justamente no interesse de quem é de fora, trazendo para a cidade visitantes da região. “Se a gente conseguir trazer pessoas de fora e conseguir vender o produto nosso, esse dinheiro está entrando para o município, traz uma renda boa”, afirmou o secretário.

Na década de 1980, a orla da praia atraía turistas de todo o Estado. Eles se reuniam para nadar na represa ou realizar festas de aniversários e churrascos. Era um período em que o local era conservado, se tornando um dos principais pontos de interesse cultural da região.

MÚSICA. Os eventos musicais eram acontecimentos corriqueiros na época. Cada quiosque fazia um show diferente, se aproveitando de gostos musicais distintos da pessoas. Até mesmo cultos chegaram a ser promovidos na beira da represa da praia.

Secretário pede que população não aglomere

Nos últimos meses, mesmo diante de um cenário de pandemia e de obras ainda inacabadas, a Praia dos Namorados se tornou ponto de grande concentração de pessoas.

“Estamos meio preocupados nesse momento, estão vindo muitas pessoa”, afirmou o secretário – Foto: Marcelo Rocha – O Libera

Imagens enviadas ao LIBERAL neste período mostraram grupos fazendo churrasco, ouvindo música e alta e até andando de moto aquática na represa.

Essa situação preocupou o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani. Ele adiantou ao LIBERAL que pediu que a Gama (Guarda Municipal de Americana) mantivesse, pelo menos, uma viatura no local nos períodos de maior aglomeração para conscientização e também dispersão.

“Estamos meio preocupados nesse momento, estão vindo muitas pessoas. A gente até pede para o pessoal esperar passar a pandemia, que aí teremos atividades”.

Segundo a administração, no momento as quadras vão permanecer fechadas, e o acesso só será liberado nas áreas de passeio para caminhadas e bicicletas.

Podcast Além da Capa
O contexto da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Campinas definiu o avanço de todos os seus municípios à fase laranja do Plano São Paulo, conforme anúncio do Estado feito nesta sexta-feira (24). Entretanto, quais são as particularidades que dão o contexto de Americana, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste momento? Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os repórteres George Aravanis e Rodrigo Alonso sobre tal cenário.

Publicidade