18 de outubro de 2024 Atualizado 19:14

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Boas histórias

Projeto Cine Rua leva cultura e lazer para comunidades de Americana

Projeto de cinema ao ar livre é idealizado pelo Rotary Club Americana Ação

Por Jucimara Lima

03 de outubro de 2021, às 09h09

Com os olhos atentos ao telão improvisado, cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos, moradores do bairro Monte Verde em Americana, viveram uma noite de sexta-feira diferente, com direito à pipoca, filme, refrigerante e diversão.

Sob a luz das estrelas, projeto Cine Rua leva entretenimento, cultura e lazer para comunidades de Americana – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Eles estavam devidamente acomodadas em cadeiras de plástico, cuidadosamente enfileiradas em frente ao espaço social comunitário Mãos em Ação. O cinema ao ar livre faz parte do projeto Cine Rua, idealizado pelo Rotary Club Americana Ação.

Segundo o presidente do clube de serviços, o radialista Jairo Silva, a comunidade do Monte Verde foi a terceira da cidade a receber a ação feita através de trabalho voluntário e, com certeza, não foi a última.

“Nós já fizemos no Roseli Nunes, na Fidam e agora aqui. Também vamos levar para o Zincão e outros bairros”. Para ele, esta é uma oportunidade de proporcionar algo diferente para as pessoas. “Queremos, através do Rotary, promover auxílio para essas comunidades”.

Essa não é a primeira “ajuda” que o Rotary Ação promove naquela região. Há alguns dias, ofertaram duas cadeiras de cabeleireiro, também fruto de doação, sendo uma lavatório para os cursos profissionalizantes do espaço comunitário.

Comunidade do Monte Verde foi a terceira da cidade a receber a ação – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“Essa é uma maneira de elas conseguirem obter renda. Aprendem a fazer corte de cabelo, trança, designer de sobrancelhas e muito mais”, pontua.

A moradora Samela Nascimento, de 14 anos, conta que adorou a iniciativa. “Normalmente a gente faz umas festas na sexta-feira à noite, mas hoje nosso compromisso foi vir assistir ao filme”, conta a garota, que diz achar legal esse tipo de ação que envolve crianças. “Deveria ter mais vezes”, comenta.

Também morador do bairro, Enzo Rocha, de 13 anos, comemora o fato de finalmente ter algo para fazer. “Achei muito bom e diferente, até para poder sair um pouco de casa”, diz.

Para a gestora de marketing Hannah Oliveira, de 38 anos, que faz parte do grupo de moradores responsáveis pelo espaço comunitário, vivenciar o momento foi especial.

“Ver essas crianças sentadas aqui hoje, muitas das quais não sabem nem qual foi a última vez que assistiram televisão, é emocionante”.

Força da comunidade

De acordo com o grupo de moradores responsável pelo Espaço Mãos em Ação, a proposta do local é oferecer um espaço onde as pessoas possam ter acesso gratuito a alguns benefícios, como qualificação profissional, diversão, cultura, lazer e saúde.

O cinema ao ar livre faz parte do projeto Cine Rua, idealizado pelo Rotary Club Americana Ação – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Atualmente, os atendimentos gratuitos envolvem outros três bairros: Sobrado Velho, Assentamento Milton Santos e Acampamento Roseli Nunes, o que corresponde a cerca de sete mil famílias.

Feliz com a iniciativa do Cine Rua, a cabeleireira Viviane Nascimento de Almeida, de 38 anos, especializada em noivas e madrinhas, compartilhou o que sentia com a experiência.

“É muito gratificante a gente saber que através de nosso trabalho, as pessoas estão aprendendo alguma coisa boa e que daqui vão sair, trabalhar e conseguir ter uma carreira profissional”.

Também voluntário, o operador de máquinas Adonias Soares da Rocha, de 54 anos, é trompetista e está ajudando a implementar o coral infantil.

“Sempre foi um sonho fazer esse trabalho. Essa relação com a música trará para essas crianças mais disciplina, concentração, respeito ao próximo e até melhorias escolares”.

Sobre a alegria em poder contribuir, ele reflete. “É como plantar uma semente. Acredito que assim, no futuro, teremos bons garotos, bons profissionais, e isso vai fazer parte da minha história e da história deles também”.

Publicidade