22 de setembro de 2024 Atualizado 11:54

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

TEMPO

Primavera chega após inverno mais quente desde 2016 em Americana

Na estação que terminou neste sábado, cidade registrou média de 30,1°C nas temperaturas máximas

Por Gabriel Pitor

22 de setembro de 2024, às 08h48

A primavera começa neste domingo (22) e deverá seguir a mesma tendência do inverno deste ano, que teve temperaturas acima da média e, no caso de Americana, foi o mais quente desde 2016.

O recorde foi levantado pelo LIBERAL com base nas medições da estação do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), que fica dentro do TG (Tiro de Guerra), na Vila Louricilda.

Primavera começa neste domingo – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

De acordo com os dados, que correspondem à série histórica do centro, o inverno de 2024 teve uma média de máximas de 30,1°C. Pela primeira vez, esse índice superou a casa dos 30°C. Até então, a maior média era de 2023, quando foi contabilizada 29,6°C.

Além disso, a estação também teve a maior temperatura média desde 2016, com 22,3°C. O recorde anterior tinha sido registrado no ano passado, com 22,2°C.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o calor pode ser creditado ao fenômeno “El Niño”, que embora tenha se desconfigurado nos últimos meses ainda manteve um impacto residual.

Baixa umidade bateu recorde em Americana na quarta-feira – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

O “El Niño” é caracterizado pelo aumento anormal da temperatura da superfície do Oceano Pacífico, na região próxima à Linha do Equador, o que deixa a atmosfera mais aquecida e diminui a frequência e a intensidade das ondas de frio.

“Outros fatores podem ter entrado em jogo, mas dependem de cada cidade. Tivemos períodos prolongados de temperaturas bem acima da média e episódios de frio mais esporádicos, ainda que alguns tenham sido intensos”, disse o meteorologista.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Ainda conforme Bruno, esse foi um dos invernos mais secos das últimas décadas da RMC (Região Metropolitana de Campinas), comparável a anos como 2014, 2015 e 2021. Em Americana, segundo o Ciiagro, choveu 71,9 mm, o quarto pior índice desde 2016.

Céu alaranjado em Santa Bárbara, afetado por incêndios no Estado – Foto: Leonardo Matos/Liberal

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) afirmou que houve em grande parte do Brasil, entre junho e agosto deste ano, anomalias nas temperaturas médias. Na região, essas anomalias podem ter levado a um aumento de 1,5°C a 2°C.

Para a primavera, o instituto apontou que o “La Niña”, fenômeno contrário ao “El Niño”, tem 58% de chances de começar, o que pode impactar nas temperaturas e na safra de verão. Mesmo assim, a previsão para a estação é de calor e pouca chuva.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

“Na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses indica condições favoráveis para chuva abaixo da média climatológica em São Paulo e meio oeste de Minas Gerais. As temperaturas tendem a permanecer acima da média principalmente no oeste dos estados de Minas Gerais e São Paulo”, pontuou.

Previsão do tempo segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos)

DIAMÍNIMAMÁXIMACONDIÇÃO
Domingo (22/9)20°C35°CEnsolarado
Segunda-feira (23/9)20°C35°CEnsolarado
Terça-feira (24/9)21°C35°CEnsolarado
Quarta-feira (25/9)22°C34°CEnsolarado

Publicidade