18 de outubro de 2024 Atualizado 19:18

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Notícias que inspiram

Horticultor ensina crianças sobre cultivo e agricultura em projeto gratuito

Idealizador da “Nossa Horta Orgânica”, Jair Ferreira sempre se emociona ao contar a história e as motivações que o levaram a criar o projeto

Por Jucimara Lima

31 de outubro de 2021, às 13h16

Com sete anos de história, durante algum tempo a horta foi o único meio de sobrevivência de Seu Jair - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal.JPG

Jair Ferreira é um senhor de 58 anos que não tem sossego, porém, no bom sentido. Sempre em movimento, ele é idealizador da “Nossa Horta Orgânica” e sempre se emociona ao contar a história e as motivações que o levaram a criar o projeto. Super solícito, ele nos recebeu em um dia agitado. É que um grupo de crianças do Instituto Educacional Americana também estava visitando a horta pela primeira vez.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Instalada em um terreno de 1060 metros quadrados em um bairro nobre de Americana, o espaço é de propriedade de uma família tradicional da cidade, que cedeu o lugar para que ele fizesse o plantio de verduras e legumes, algo que é feito com tanto cuidado e amor que acabou rendendo um selo certificando que a horta é 100% orgânica.

Com sete anos de história, durante algum tempo a horta foi o único meio de sobrevivência de Seu Jair, que hoje divide o tempo entre o trabalho como encarregado têxtil e os cuidados com o espaço, que funciona como comércio apenas aos finais de semana e feriados.

Apaixonado por terra desde que era criança, a agricultura natural sempre o encantou. Logo, mais do que comércio, a grande intenção dele é promover conscientização sobre a importância da natureza por meio da educação.

Por essa razão, também abriu as portas do espaço para receber escolas e grupos de alunos. “A proposta é plantar na cabeça das crianças que o planeta é delas, portanto, a responsabilidade de cuidar e preservar também é. Como elas são curiosas, tenho fé que um dia vão cuidar do meio ambiente melhor do que nós”, reflete ele, que considera a horta um espaço de todos. ​“Ela é minha, é sua, enfim, ela é de quem entra daquele portão para dentro”.

– Foto: Ernesto Rodrigues – O Liberal.JPG

O Passeio. Em 2019, cerca de 650 alunos de escolas públicas e privadas de Americana passaram pela Nossa Horta. Com a pandemia, a iniciativa precisou ser pausada, contudo, na última semana o espaço voltou a receber passeios escolares. A primeira visita, como citamos, foi feita pelas turmas do jardim II do Instituto Educacional de Americana.

Segundo a coordenadora Ketry Costa, as crianças ficaram encantadas com o que viram. “O projeto é lindo. Seu Jair tem um carinho especial pela natureza e pelas crianças, vemos muita sensibilidade nos olhos dele”. A coordenadora faz questão de ressaltar o quanto esse contato das crianças com a natureza é importante, ainda mais quando podem plantar, observar os detalhes de cada verdura ou legume, acarinhar pintinhos e tratar de peixinhos. “Com certeza foi uma experiência muito significativa para eles”.

O aluno João Antônio Varandas, de 5 anos, fez parte do grupo e viveu experiências pela primeira vez. “Essa foi a primeira vez que vi o plantio e achei muito legal colher verduras”, conta. Já para Felipe Vacari, o passeio com os amiguinhos também serviu para aprender. “Eu descobri que tem alface verde e alface roxa”, revela ele, que já era fã de verduras e que depois de conhecer o projeto ficou ainda mais. “Agora estou com vontade de comer couve”, confessa, empolgado.

Satisfeito com a repercussão entre os visitantes, Seu Jair recorda que já viu crianças que nunca tinham provado verduras mudarem de hábito após a visita. Além disso, muitos acabam voltando com a família. “Como o passeio fica na memória, eles querem compartilhar. Isso se chama consciência ambiental. A gente ensina os pequenos para que no futuro eles saibam que podemos criar um mundo melhor”.

Para as escolas interessadas em agendar a visita na Nossa Horta, o passeio dura em média uma hora e meia e é gratuito. Mais informações pelo (19) 99140-7136.

Publicidade