26 de abril de 2024 Atualizado 14:30

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CAMPANHA SALARIAL

Greve é aprovada por maioria dos servidores municipais em Americana

Sindicato ainda mandaria para a prefeitura um ofício sobre a decisão; se proposta de 10,16% de reajuste for mantida, haverá paralisação

Por Rodrigo Alonso

14 de fevereiro de 2022, às 15h34 • Última atualização em 14 de fevereiro de 2022, às 20h32

Trabalhadores cobram reajuste de 20%, com base na inflação acumulada desde março de 2019 - Foto: Rodrigo Alonso - O Liberal

Os servidores públicos municipais de Americana, em sua maioria, rejeitaram a contraproposta de revisão salarial feita pela prefeitura e votaram pela deflagração de greve. O resultado foi revelado nesta segunda-feira (14) pelo presidente do SSPMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana), Toninho Forti.

Segundo ele, a entidade ainda enviaria para a prefeitura um ofício sobre a decisão da categoria. O sindicalista apontou que, se a proposta de 10,16% for mantida pelo Executivo, haverá paralisação.

“Vamos comunicar a administração dessa rejeição dos servidores em relação à contraproposta apresentada por eles, nos colocando à disposição para novos entendimentos. Depois da manifestação do Executivo, é que nós vamos providenciar o que o servidor autorizou, no caso de o Executivo manter aqueles números apresentados”, afirmou.

Os trabalhadores cobram reajuste de 20%, com base na inflação acumulada desde março de 2019. O percentual apresentado pela administração municipal, por sua vez, se baseia no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro a dezembro de 2021.

A proposta de 10,16% – índice que seria aplicado sobre o salário e o vale-alimentação – e a possibilidade de greve foram colocadas em votação pelo sindicato na semana passada, entre terça e quinta, em diferentes estabelecimentos públicos da cidade.

De acordo com o SSPMA, 83% rejeitaram a contraproposta e 71% apoiaram a paralisação. Ao todo, 1.864 trabalhadores votaram.

Procurada pela reportagem, a prefeitura comunicou, após ter tomado ciência do resultado, que “está empenhada em conceder o reajuste já informado anteriormente, que é o percentual possível e que se enquadra na conduta responsável que essa gestão sempre teve, mantendo o equilíbrio financeiro do município”.

Publicidade