18 de outubro de 2024 Atualizado 19:18

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Do sonho à realidade: a nobre história de um cavaleiro

Apesar dos obstáculos, o americanense Renan Jordão Brugugnoli nunca desistiu do sonho de trabalhar com cavalos e hoje acumula experiências e uma bela história para contar

Por Jucimara Lima

01 de novembro de 2021, às 08h42

Renan Jordão Brugugnoli sempre teve o sonho de atuar com cavalos – Foto: Arquivo pessoal

Quando Renan Jordão Brugugnoli era criança, costumava visitar o sítio do padrinho, época em que ele viu despertar seu interesse por cavalos. Sendo assim, foi natural o desejo de cursar veterinária para lidar com animais de grande porte.

Em 2008, começou a cursar faculdade em Leme, porém, devido a dificuldades financeiras, em 2010 precisou trancar o curso e seguir para São Paulo, onde atuaria por algum tempo no mercado imobiliário.

“Foi bem chato na época, porém, não tinha o que fazer. Costumo dizer que Deus escreve certo por linhas tortas, então, precisei deixar meu sonho guardado para poder me preparar”, recorda.

Durante esse tempo de rota recalculada, Renan descobriu o curso de gestão em equinocultura oferecido pela Universidade do Cavalo, em Sorocaba. “Esse curso me abriu as portas para voltar a estar no meio dos cavalos”.

Grande Chance

Após concluir o curso de dois anos, em 2014 Renan teve sua primeira grande oportunidade: atuar no Haras Império Egípcio, da família Bradesco, empreendimento considerado um dos maiores haras de cavalos de salto de alta performance do Brasil.

“O que tem de melhor no mercado eu tive a honra de vivenciar lá. Desde qualidade dos animais até os grandes profissionais que dão suporte técnico”.

Renan Jordão Brugugnoli: “Mesmo sem ter condições financeiras eu sempre consegui chegar onde eu queria” – Foto: Arquivo pessoal

Após três anos no haras, incansável em sua busca por outras experiências, Renan focou na Europa. “Quando o assunto é esporte equestre, a Europa sempre foi referência, então, trabalhar lá é praticamente obrigatório
para quem deseja buscar conhecimento e técnica”, explica.

Assim sendo, o cavaleiro passou por vários países como Bélgica, Holanda, Portugal, Espanha, Alemanha e França, totalizando dois anos somando experiências fora do continente. Além disso, Renan também passou pelo Egito, local onde morou por 10 meses treinando cavalos de salto para o presidente do comitê olímpico da África. “Foi incrível”, revela.

Renan Jordão Brugugnoli passou um período no Egito – Foto: Arquivo pessoal

Apesar de toda experiência internacional, e do reconhecimento nacional, tendo inclusive trabalhado com grandes nomes, como a família Pessoa, do medalhista olímpico Rodrigo Pessoa, um dos grandes ícones do hipismo mundial, Renan nunca esqueceu de Americana.

Tanto, que das lembranças dos tempos de infância, sempre se recorda dos passeios ao Parque Ecológico e claro, da Festa do Peão. “Sou do tempo de quando o rodeio era na Fidam”, brinca.

De volta ao Brasil, atualmente Renan trabalha com o comércio de cavalo de salto e acabou de montar o podcast audiovisual sobre cavalos Horsecast, sua grande aposta atual. Apesar de ter vindo de classe média, com uma vida simples, o cavaleiro é a prova de que para fazer os sonhos se realizarem, basta nunca deixar de correr atrás. Logo, para quem passa por dificuldades, ele aconselha.

“Foque no que você quer, assim fica mais fácil resolver os obstáculos que aparecem. Além disso, independentemente da condição financeira de cada um, acho que você não desistir de fazer o que deseja certamente já é o suficiente para encontrar algo próximo do seu sonho. Uso meu exemplo. Meu sonho era veterinária, mas pude encontrar outra área que não me distanciou dos cavalos e hoje sou muito realizado”, finaliza.

Publicidade