29 de outubro de 2020 Atualizado 00:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

DAE diz que obras na rede afetam abastecimento no Boer e região

Obras devem ser encerradas no início da próxima semana e o abastecimento deve ser normalizado nas regiões

Por Heitor Carvalho

11 set 2020 às 08:44 • Última atualização 11 set 2020 às 15:16

A distribuição de água em algumas regiões de Americana tem sido afetada por conta de intervenções que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) vem realizando na rede nas últimas semanas.

Os bairros mais atingidos são Jardim Boer, São Jerônimo, Bertoni, Jaguari e adjacências.

As obras, no entanto, devem ser encerradas no início da próxima semana e o abastecimento deve ser normalizado nas regiões. A previsão é do superintendente da autarquia, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

Outro fator para os problemas de abastecimento é o consumo excessivamente elevado registrado nos últimos dias, causado pelas temperaturas elevadas e pela baixa umidade relativa do ar, o que superou a capacidade de produção do sistema.

As reclamações da população sobre a falta de água são constantes. Moradora do Jd. Boer 2, Renata Maito, 33 anos, conta que a distribuição costuma ser interrompida durante o dia.

“É sempre a mesma conversa de manutenção. Ficamos sem água em plena pandemia, não dá”, reclama sobre a situação.

De acordo com Zappia, na região do Boer estão em andamento duas grandes intervenções, além de problemas pontuais que também afetaram o abastecimento.

“Nós estamos interligando o novo reservatório ao sistema. Também tivemos o azar de um registro que estourou, uma bomba que queimou e um painel que também queimou no dia seguinte. Foi uma sequência de problemas e isso, lógico, desabasteceu a região”, explica o diretor.

Outra intervenção na região é a instalação de válvulas inteligentes, o que demanda que alguns trechos da rede dos bairros sejam fechados, fazendo com que falte água durante o dia.

No Jaguari, segundo Zappia, o problema é na própria rede. “Temos, inclusive, uma equipe que ainda está lá trabalhando”, disse.

* Colaborou André Rossi

Publicidade