Com 37 alunos, Cuca inicia aulas de três cursos

Diferencial das práticas oferecidas gratuitamente neste ano é que os alunos de modelagem participarão, simultaneamente, de um curso de pilotagem


O Cuca (Centro da Universidade de Conhecimento de Americana) deu início às atividades deste ano com novas turmas dos cursos de modelagem, costura industrial e máquinas especiais (overlock, interlock e galoneira). Ao todo, são 37 alunos divididos em quatro turmas.

O diferencial deste ano é que os alunos de modelagem participarão, simultaneamente, de um curso de pilotagem. A piloteira é a profissional que trabalha em conjunto com a modelista e fica responsável por fazer a peça-piloto de uma coleção.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
Aulas dos três cursos oferecidos pelo Cuca já tiveram início neste ano

Nas mãos dessa profissional, a criação ganha forma e se transforma em roupa. Após passar pelas mãos da costureira piloteira, a peça-piloto segue para a prova com modelo vivo para avaliar o caimento, vestibilidade, conforto, estética, entre outros quesitos.

É neste momento que os profissionais envolvidos no processo de criação e desenvolvimento da roupa detectam os defeitos e possíveis pontos de desconforto.

“Levantamentos indicam que a demanda por profissionais de pilotagem é bastante alta em Americana e região. E como priorizamos emprego e renda, decidimos oferecer mais essa especialização para as profissionais de modelagem”, destacou a coordenadora do Cuca, Roseli dos Santos.

Cuca

O Cuca possui 44 máquinas de costura dos mais variados tipos: retas convencionais, automatizadas eletrônicas, overloque, interloque, galoneira, galoneira cilíndrica com catraca, elastiqueira com catraca, reta com transporte triplo (tecido pesado), prepontadeira barra alternada (duas agulhas), fechadeira de braço com catraca e travete.

Os equipamentos permitem que os alunos aprendam utilizando tipos de máquinas que são usadas nas confecções de um modo geral. As aulas são ministradas no prédio localizado na Rua Anhanguera, em frente ao Mercado Municipal de Americana.

*As informações são assessoria de comunicação da Prefeitura de Americana. 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora