27 de abril de 2024 Atualizado 15:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Brasil e Mundo

PT rejeita recurso contra filiação de Marta Suplicy, que será vice de Guilherme Boulos

Por Agência Estado

27 de março de 2024, às 10h48

Por 39 votos a 13, a cúpula do PT rejeitou nesta terça-feira, 26, o recurso contra a filiação da ex-prefeita Marta Suplicy ao partido. Marta retornou às fileiras petistas após nove anos de afastamento, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ser candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.

O recurso para impugnar a filiação de Marta foi apresentado por Valter Pomar, dirigente da tendência Articulação de Esquerda, sob o argumento de que a ex-prefeita havia feito “pesadas acusações” contra o PT, jogando luz sobre as denúncias de corrupção. Pomar também lembrou que Marta foi ministra de Dilma Rousseff e em 2016, quando senadora, votou a favor do impeachment da então presidente.

Antes de retornar ao PT, a ex-prefeita teve passagens pelo MDB e Solidariedade. Até o fim do ano passado, ela comandou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais na administração de Ricardo Nunes (MDB), que é candidato à reeleição.

“Para contribuir com a candidatura Boulos, inclusive como candidata a vice-prefeita, Marta não precisaria necessariamente estar filiada ao PT”, disse Pomar.

Em seu parecer, porém, a secretária de Organização do PT, Sonia Braga, destacou a “relevância política” de Marta, o legado de sua gestão como prefeita e a “necessidade de formar uma frente ampla para enfrentar o bolsonarismo nas eleições de 2024”. Desta forma, como esperado, negou provimento ao pedido do dirigente petista, sendo acompanhada pela maioria.

Na prática, Pomar quis marcar posição. Além de ter a bênção de Lula, Marta já cumpre agenda de campanha ao lado de Boulos desde fevereiro. É a primeira vez que o PT não lança candidato próprio à Prefeitura de São Paulo.

Publicidade