25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PODER ONLINE

Seguidores podem te fazer crescer dentro e fora das redes

Analista em marketing digital explica como alto número de fãs virtuais pode influenciar nos negócios

Por Redação

03 de abril de 2021, às 14h03

Redes vão emitir alertas aos usuários com informações a respeito de crianças e adolescentes desaparecidos - Foto: Freepik

Ter muitos seguidores nas redes sociais, hoje, vale mais do que puramente ter status na internet. Para muitas pessoas, marcas e empresas, ter um alto número de fãs virtuais pode significar rentabilidade financeira e conferir ao perfil grande autoridade sobre determinado assunto. Segundo a especialista em marketing digital, Ana Paula Araújo, apesar da vaidade que ainda paira sobre o número alto de seguidores, no meio digital, esse número equivale a poder.

“Todo mundo quer ter muitos seguidores, isso reflete sobre a personalidade e posicionamento nas redes, mas para as pessoas que usam os perfis como meio de trabalho, a quantidade de seguidores pode significar qualidade e confiança no serviço que é oferecido”, pontua a especialista CEO da Connect Soluções.

“Um exemplo clássico: se você é uma vendedora e tem 100 mil seguidores, ainda que seu produto não seja de boa qualidade, você vai vender mais do que a vendedora que tem apenas 2 mil seguidores, mas que tem um excelente produto”, afirma.

Entretanto, Ana Paula, que está preparando um e-book com ensinamentos para empresas e pessoas conquistarem seguidores reais nas redes, alerta que, mesmo com grande volume de fãs virtuais, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos não pode ficar em segundo plano.

“As pessoas precisam entender que muitos seguidores significa mais gente conhecendo um serviço. Se ele tiver má qualidade, não oferecer o que as pessoas esperam, o efeito contrário pode acontecer, e ao invés de fãs, você terá uma legião de haters”, comenta.

Outro ponto que a especialista destaca é a compra de seguidores. Apesar de ser uma prática legal e comum nas redes, pagar para ter mais fãs virtuais pode ter um significado negativo. “Não é recomendável comprar seguidores, pois não são pessoas que estarão ali por apreciarem seu trabalho. São seguidores frios, sem conexão com o que você oferece. Você vai ter volume, mas sem consistência e engajamento”, afirma. “Mais importante do que conseguir é conquistar fãs, e isso se faz com trabalho e dedicação”, finaliza.

Publicidade