20 de outubro de 2020 Atualizado 20:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Alerta

Perigo dos leilões falsos na internet

Os casos são tão numerosos que a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) chegou a criar uma espécie de lista negra

Por Da Redação

03 fev 2020 às 10:29 • Última atualização 27 abr 2020 às 10:16

Todos os dias, centenas de novos sites falsos surgem na internet e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo. Com a popularização da internet e das transações online também houve aumento na incidência de golpes na rede, o que preocupa não apenas os especialistas em segurança digital mas também o cidadão comum.

Os casos são tão numerosos que a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) chegou a criar uma espécie de lista negra para consulta dos usuários.

Foto: Adobe Stock
Centenas de novos sites falsos surgem na internet e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo

O especialista e leiloeiro Antonio Sato, da Sato Leilões, alerta que muitos golpistas exibem, entre outras coisas, ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões para atrair a atenção de potenciais vítimas:

“Para enganar o usuário chegam a replicar a identidade visual de algum site de boa reputação para roubar dados de usuários e aplicar golpes. É preciso verificar muito bem antes de se cadastrar e fornecer seus dados na internet”, revela.

FUJA DE GOLPES: Antonio Sato revela algumas dicas cruciais para evitar cair em golpe dos falsários e ensina como identificar falsos sites e leiloeiros não credenciados. Confira:

Atenção no conteúdo
Nunca clique em links desconhecidos. Sempre verifique se a URL é confiável, assim como o domínio do site. Em geral, sites falsos são hospedados e registrados fora do Brasil e não possuem certificado de segurança. Site confiáveis possuem ‘selo’ de segurança visível na página.

Atenção à privacidade
É recomendável não partilhar seus dados nas redes sociais e ter cuidado com as informações que coloca na internet, assim como formulários que preenche. Além disso não informe suas senhas e de tempos em tempos, é aconselhável modificar as senhas do seu e-mail e redes sociais.

Idoneidade do leiloeiro
Ao entrar no site de leilões, é importante verificar se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente credenciado para exercer a atividade.

Confira pessoalmente
Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. É importante existir um endereço físico para que o interessado possa ver o que será arrematado.

Dados bancários do leiloeiro
Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial. Logo, a conta bancária para depósito sempre tem de estar no nome do leiloeiro.

Publicidade