16 de abril de 2024 Atualizado 23:01

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

No trabalho

Conheça 10 estratégias para crescer profissionalmente em 2024

Busca por crescimento exige não apenas habilidades técnicas, mas mentalidade estratégica e adaptável

Por Isabella Holouka

12 de fevereiro de 2024, às 08h14

Crescer profissionalmente é muito mais do mudar de cargos. É um desenvolvimento que tem relação com uma postura proativa sobre os objetivos de vida e carreira.

Nesse contexto e levando em consideração um cenário dinâmico e em constante transformação, a busca por crescimento profissional exige não apenas habilidades técnicas, mas também uma mentalidade estratégica e adaptável.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Para o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, antes de qualquer movimentação é importante que os profissionais façam um balanço de carreira, buscando identificar pontos já conquistados e pontos ainda a desenvolver.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“O balanço de carreira é mais do que uma análise retrospectiva, é um exercício de autoconhecimento e uma oportunidade para avaliar não apenas as realizações, mas também as lições aprendidas ao longo do caminho. É como olhar para um mapa e entender as estradas que percorremos, num processo que permite identificar padrões comportamentais, pontos fortes e áreas de melhoria”, conta.

Confira 10 estratégias para crescer profissionalmente em 2024

  • Atualize suas habilidades: Identifique as competências essenciais em sua área e busque oportunidades de aprendizado, como cursos online, certificações e workshops. Demonstrar habilidades relevantes e atualizadas é uma maneira eficaz de se destacar.
  • Desenvolva a inteligência emocional: Aprimore sua capacidade de gerenciar emoções, entender as emoções dos outros e construir relacionamentos interpessoais sólidos. A empatia, a comunicação eficaz e a resolução de conflitos são componentes-chave da inteligência emocional que podem impulsionar sua carreira.
  • Networking estratégico: Participe de eventos do setor, conecte-se com profissionais influentes em sua área e esteja presente em plataformas online relevantes. Construir uma rede sólida proporciona oportunidades de colaboração, mentoria e até mesmo possíveis avanços na carreira.
  • Definição metas claras: Reflita sobre os seus objetivos de curto, médio e longo prazo e defina metas específicas que tenham relação com esses objetivos. Com isso definido, desenvolva um plano de ação realista para alcançá-las. A clareza nas metas proporciona uma visão orientadora e um maior senso de propósito em sua jornada profissional.
  • Inove e seja resiliente: A capacidade de inovação e de resiliência é cada vez mais valorizada no ambiente profissional, portanto esteja aberto a novas ideias, processos e tecnologias. Em um cenário onde a mudança é constante, a adaptabilidade e a resiliência diante de desafios são características que diferenciam os profissionais de sucesso.

    Busque um mentor: Apesar de parecer intimidante buscar orientação, alcançar seus objetivos muitas vezes requer dar esse passo. Além disso, você não está sozinho nessa jornada. Formar um conselho de administração pessoal ao seu redor pode ser fundamental para impulsionar o seu crescimento e sucesso. Convide pessoas respeitáveis para serem seus mentores, pergunte se podem orientá-lo. Considere participar de programas de aprendizagem em empresas que despertam seu interesse. Cerque-se de indivíduos que tenham a capacidade de contribuir para que você atinja seus objetivos.

    Reivindique reconhecimento: Ao invés de desabafar com colegas, amigos e familiares sobre sentir-se maltratado e subvalorizado no ambiente de trabalho, assuma o controle da situação. Agende reuniões para expressar suas preocupações, expectativas ou necessidades para o futuro. Comunique abertamente seus sentimentos, respaldando-os com dados que evidenciem como você superou as expectativas e, portanto, merece consideração para um aumento salarial, promoção, bônus ou um novo título.

    Saia da sua zona de conforto: O crescimento pessoal e profissional muitas vezes ocorre quando você se desafia e se esforça. Não hesite em buscar uma mudança de carreira ou emprego se sentir insatisfação em sua posição atual, seja ela relacionada à função, empresa ou profissão. Embora a mudança possa parecer assustadora, também representa uma maneira de impulsionar sua trajetória profissional. Ao estar aberto a novas experiências, você não apenas aumenta suas oportunidades, mas também pode alcançar um patamar salarial mais elevado.
  • Assuma uma liderança efetiva: Desenvolver habilidades de liderança é fundamental, independentemente do estágio de sua carreira. A liderança efetiva não apenas fortalece sua posição atual, mas também prepara o caminho para avanços significativos.
  • Adote a proatividade como o seu lema: Qualquer que seja seu objetivo, ele não se materializará por si só. Persiga ativamente oportunidades de estágio, busque a vaga de emprego desejada, trabalhe para concretizar aquele intercâmbio almejado e matricule-se no curso que proporcionará o conhecimento necessário. No âmbito acadêmico, aprofunde-se nos temas, ultrapassando os limites do que é proposto. No ambiente corporativo, proponha, analise e compartilhe ideias. Mesmo quando não solicitado ou fora do escopo de suas atribuições, esse interesse costuma ser avaliado e apreciado.

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade