29 de abril de 2024 Atualizado 22:54

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Artista de Nova Odessa oferece curso grátis de interpretação

Por Jucimara Lima

18 de agosto de 2021, às 13h33 • Última atualização em 19 de agosto de 2021, às 08h09

O artista Cicero Edno tem experiência nacional e internacional - Foto: Divulgação

Cícero Edno é um artista de muitas facetas. Formado em Pedagogia e Psicopedagogia, ele também é ator, dramaturgo, autor e agora empreendedor. Ex-diretor de Cultura de Nova Odessa, ele abriu uma loja virtual chamada Livro Presente (www.livropresente.art.br), justamente com a intenção de comercializar seus livros.

No currículo, o artista tem grandes feitos como a direção por seis vezes do espetáculo ‘A Paixão de Cristo” de Nova Odessa, a apresentação do espetáculo infantil “O Lobo que queria ser Príncipe”, visto por mais de 30 mil espectadores, além de ter vencido o Festival Nacional de Camaçari como ator de monólogos, ter se apresentado na Europa e muito mais.

Com um currículo desses, poder fazer um curso de interpretação com ele já é uma grande oportunidade, imagine se for gratuito? Pois é isto que ele está oferecendo para as pessoas. Com um conteúdo totalmente on-line, o curso será focado na interpretação, com aulas previstas para iniciar dia 20.

Ao todo serão 12 aulas, com a possibilidade de o aluno fazer o curso quando ele puder, contudo, apenas se ele tiver feito inscrição. Para participar é preciso ter mais de 12 anos, e basta enviar um e-mail para ciceroedno@yahoo.com.br com nome completo.

Na semana em que celebramos o Dia do Ator de Teatro este com certeza é um grande presente. Para entender melhor a ideia, batemos um papo com ele. Confira!

Qual é a sua pretensão com esta iniciativa? 

Basicamente, eu pretendo atender ao anseio de várias pessoas que me procuram querendo aprender as técnicas teatrais e o trabalho do ator. Além disto, é uma forma de divulgar meu trabalho também como escritor.

O teatro exige muito o olho no olho, como pretende fazer com que seus alunos aprendam usando uma plataforma digital, considerando que o conteúdo será disponibilizado pelo seu canal no YouTube;

De fato o teatro exige mesmo olho no olho sobretudo no jogo cênico, na interação entre os artistas e assim por diante. No entanto, como o curso se propõe a falar só da interpretação, da parte que compete ao autor, a sua composição pessoal e o singular, vou me ater a esse ponto, aí o resto a gente trabalha quando a pandemia passar.

Muitas pessoas dizem que o teatro pode ajudar no desenvolvimento profissional, mesmo para quem não pretende ser ator. Elenque alguns benefícios que a prática da arte por proporcionar? 

Além da pessoa se desenvolver, melhorar a fala, melhorar a comunicação o raciocínio lógico e a empatia, o grande ganho é que para você se expressar artisticamente em qualquer meio, tanto atuando quanto dançando, cantando e qualquer outra forma de se manifestar, é preciso fazer algumas libertações emocionais. Você precisa libertar no seu corpo algumas amarras para que possa se expressar. Então, quando a pessoa diz que não se sente à vontade para fazer um teatro, ou não sabe dançar, muito provavelmente essa pessoa não desamarrou esse nozinho emocional. Todo mundo pode aprender, portanto, ao se livrar dessas amarras, um universo de possibilidades se abre.

Agora aquela pergunta que todo mundo faz. É realmente de graça? 

As 12 aulas serão completamente gratuitas. O aluno vai ouvir a parte teórica, vai fazer a parte prática e esse conteúdo ficará com ele. Agora, se ele desejar uma correção, ou seja, uma orientação minha sobre o que ele está fazendo, nós só pedimos para ele comprar algo na nossa loja. Achamos que assim fica democrático, justo e não pesa para ninguém.

Essa semana celebramos o Dia do Ator de Teatro, sabemos que não é fácil viver de arte, especialmente no país que vivemos. Há motivos para celebrar? 

É muito complicado viver como artista no Brasil, é difícil a valorização, contudo, sou suspeito para falar, porque eu ganho meu dinheiro por meio da arte. É importante o artista transformar o que ele faz em produto. Não só a arte pela arte, mas deixa que isso seja negociável. Infelizmente estamos em um sistema capitalista, então, o artista precisa pensar nisso.

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!