30 de abril de 2024 Atualizado 16:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

96 anos: a arte de saber viver!

Eclética faz homenagem ao aniversário da dona Joyce, americanense nata e presidente do Grupo Liberal

Por Jucimara Lima

05 de outubro de 2020, às 10h21 • Última atualização em 05 de outubro de 2020, às 10h34

dona Jocelyna Medon Bianco comemora 96 anos hoje - Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, dona Jocelyna Medon Bianco, uma das personalidades mais emblemáticas de nossa sociedade e presidente do Grupo Liberal, comemora 96 anos.

Nascida em 5 de outubro de 1924, ela é uma americanense nata e sua história de vida se confunde com a da cidade, considerando que ela sempre foi muito atuante, inclusive ocupando importante papel no desenvolvimento do município, seja como mulher, professora, matriarca, voluntária e muitas outras atribuições acumuladas ao longo dessas mais de 9 décadas de vida.

Terceira filha do saudoso casal Cybel Piratininga de Oliveira Medon e Eduardo da Silva Medon, que tiveram outros cinco filhos, ela casou-se com o doutor Jessyr Bianco (in memorian) em 1952, um mês após ele fundar o jornal.

Extremamente inteligente, dona Joyce, como é carinhosamente conhecida, ajudava nas correções das matérias e tinha uma coluna de culinária.
Durante 22 anos, atuou como professora, alfabetizando crianças e adultos, em uma época que não existia divisão de classes. Entre os colégios nos quais ela lecionou estão a Escola Estadual Dr. João de Castro Gonçalves, a Escola da Fazenda do Estado, em Nova Odessa e a Escola do Comércio, que hoje é o Colégio D.Pedro. Até hoje é lembrada pelos antigos alunos com carinho e respeito.

Com seu Jessyr, acabou construindo uma numerosa família, formada por 4 filhos, sendo três mulheres, Luciana, Juliana e Cristina, e o saudoso Luiz Bianco Neto. Além deles, são 9 netos (Thomaz, Daniel, Luis Fernando, Rafael, Luciano, Guilherme, Gabriel, Lucas e Thiago) e 5 bisnetos (Ana Cristina, Rebeca, Matheus, Isaque e Miguel).

Dona de uma personalidade única, alegre e muito alto astral, aos 96 anos ela é o orgulho da família, possui uma memória ímpar e invejável, adora fotografia e mantém duas características que sempre foram muito marcantes em seu modo de ser: a facilidade em fazer amigos e o apreço por uma boa prosa.

Além disso tudo, até hoje ela divide seu tempo entre arte e literatura. Adora ler livros, pintar e é uma excelente bordadeira.

Essas duas imagens, escolhida com carinho por ela própria, traduzem um pouco de sua trajetória. Na primeira, aos 3 anos, dona Joyce aparece ao centro, ladeada pela irmã mais velha, Liliana, seguida do pai, do irmão Cidélio e da mãe. Já na segunda, uma imagem feita na semana passada durante um passeio em família, que é sem dúvida o seu maior legado.

Parabéns, dona Joyce e muita saúde para a senhora. Para nós da Eclética é uma honra poder contar um pouco de sua linda história de vida.

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!