19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Cresce o número de estrangeiros que vêm ao Brasil para lazer

Estudo realizado pelo Ministério do Turismo apontou que índice subiu 14,6% nos últimos 4 anos

Por Guilherme Magnin

20 de junho de 2019, às 16h12

O número de turistas estrangeiros que procuraram o Brasil para descansar ou se divertir aumentou 14,6%, nos últimos 4 anos. O dado é do Estudo de Demanda Internacional 2018, divulgado nesta semana, pelo Ministério do Turismo. De acordo com o levantamento, em 2015, cerca de metade (51,3%) dos visitantes que chegaram ao país vieram com o intuito de conhecer as belezas naturais e culturais brasileiras. O percentual é menor do que o registrado no ano passado, quando 58,8% deles pousaram no Brasil com a mesma intenção.

O estudo trouxe ainda que, entre os tipos de lazer, o sol e as praias do país foram preferência de sete em cada 10 visitantes, no ano passado. Logo após, aparece o turismo de aventura, ecoturismo e natureza, sendo procurado por 16,3% dos entrevistados. A cultura brasileira também foi um dos principais motivos de viagem dos estrangeiros, representando 9,5% do interesse.

Foto: Jade Queiroz / MTur
Barra do Cauipe, no Ceará

“O fórum econômico mundial já confirmou o nosso país como o primeiro do mundo em recursos naturais. O turismo de lazer é uma vocação natural do país, mas, para atingirmos as nossas metas, precisamos diversificar a nossa oferta e crescer bastante também no turismo de negócios, que reduz o efeito da sazonalidade no setor e ainda traz um visitante com nível de gasto mais elevado”, ponderou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A Argentina é o maior emissor de turistas que vêm ao país para aproveitar os momentos de lazer, com 86%. Ecoturismo é o segmento preferido dos japoneses que desembarcaram no Brasil a lazer (65,7%). Os percentuais de interesse em aproveitar a cultura brasileira nos dias que permaneceram no país são registrados na Holanda (32,3%), Reino Unido (30,8%) e Itália (29,4%).

Entre as cidades mais procuradas para o lazer, o Rio de Janeiro continua sendo o principal destino destes turistas, seguido por Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Armação dos Búzios (RJ) e São Paulo (SP). E as belezas naturais e culturais do país conquistaram a grande maioria desses turistas. Isso porque, 96,5% deles mostraram a intenção de retornar ao Brasil e conhecer cada vez mais os destinos brasileiros.

Reconhecimento

E falando em lazer, dois dos mais conhecidos destinos brasileiros para curtir sol e mar foram eleitos, pelo site de viagens TripAdvisor, como as mais belas praias do mundo.

A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) e as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ) assumiram a 1ª e 12ª posição, respectivamente, em um ranking avaliado pelos internautas. As duas praias são destaques nos investimentos de ações de preservação, proteção da vida marinha e combinam visitação com a valorização da sustentabilidade do destino. Vale a pena conferir estas e outras belezas naturais do Brasil.

Publicidade