19 de março de 2024 Atualizado 08:23

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Na região

7 atrativos para conhecer em Indaiatuba

Destino conta com diversos atrativos para explorar em um fim de semana com a família

Por Da Redação

07 de dezembro de 2019, às 06h32

Considerada um importante polo empresarial do interior de São Paulo, Indaiatuba, a cerca de 110 quilômetros da capital, acaba de entrar no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A incorporação, atribuída à sua participação no Circuito das Frutas, deve atrair cada vez mais visitantes à região.

Seja por sua qualidade de vida, listada entre as melhores de São Paulo diversas vezes, por sua proximidade com a capital e cidades como Americana, Campinas, Itu e Jundiaí, ou pela sua estrutura de bares e restaurantes, que atrai jovens de toda a região à noite, o destino conta com diversos atrativos para explorar em um fim de semana com a família.

Fonte: Rota Interior

Foto: Divulgação
Parque Ecológico

Parque Ecológico

Inaugurado em 1992, o parque tem projeto de Ruy Ohtake e cobre 80% da cidade. Frequentado tanto por moradores, quanto visitantes, o espaço conta com 15 quilômetros de pista para caminhada, cooper e passeio de bike. Além de bosques, lagos, jardins, pedalinho no lago, campo e quadra para a prática de esportes, pista de bicicross, e muito mais. O Parque Ecológico também abriga o Parque da Criança, que tem atrações para os pequenos como escorregadores, cachoeira com balde gigante, tirolesa e playground temático de animais. É lá, também, que ocorrem os principais eventos da cidade, como o Carnaval.

Foto: Divulgação
Museu Ferroviário

Museu Ferroviário

Localizado em um complexo da antiga estação ferroviária, o museu conta com uma exposição permanente da Locomotiva nº10, fabricada em 1874 nos EUA. O espaço reúne 400 objetos relacionados ao tema ferroviário, oferecendo uma viagem no tempo aos seus visitantes. A entrada é gratuita.

Foto: Divulgação
Casarão Pau Preto

Casarão Pau Preto

Essa construção, que data do início do século 19, se destaca principalmente por sua arquitetura, baseada em taipa de pilão. Além disso, seus entornos contam com um bosque com mais de cem arvores, inclusive um jatobá centenário. Hoje, o casarão funciona como Museu Municipal e Biblioteca Pública e tem entrada gratuita. Seu acervo conta a história da cidade com exposições de objetos históricos do universo doméstico, trabalho rural e urbano.

Foto: Divulgação
Feira das Artes

Feira das Artes

A tradicional feira que ocorre na Praça Rui Barbosa é o ponto de parada para adquirir as famosas lembrancinhas. Com cerca de 50 expositores, oferece produtos desde artesanato até artigos de cama, mesa e banho e opções gastronômicas.

Foto: Divulgação
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

A igreja matriz de Indaiatuba foi construída por volta dos anos 1830 e tem grande importância para a história local, já que representa o local onde a cidade se formou. Segundo contam, a partir da fundação da capela é que foram erguidas as casas dos fazendeiros nos entornos.

Além disso, a construção se destaca pela sua arquitetura colonial paulista, já que é uma das poucas preservadas no interior de São Paulo com estrutura em taipa. No largo da igreja ocorre, em fevereiro, a tradicional Festa da Padroeira, que já tem mais de 150 anos.

Foto: Divulgação
Parque do Mirim

Parque do Mirim

Construído em torno da barragem do rio Capivari-Mirim, o local conta com extensa área verde, ideal para um passeio em contato com a natureza. Em sua estrutura conta com fonte interativa, playground, quadra, mirante e píer para pesca. Com foco na educação ambiental, o parque conta também painéis informativos que explicam sobre fauna, flora e o ecossistema local.

Foto: Pixabay
Circuito das frutas

Circuito das Frutas

Assim como outras cidades da região, como Jundiaí, Itupeva, Atibaia e Louveira, Indaiatuba tem uma produção de frutas bastante relevante. A cidade é 3ª maior produtora de uva de mesa no Estado, além de 6ª e 7ª na produção de goiaba e acerola, respectivamente. Algumas de suas propriedades rurais, como os sítios Bela Vista e São José, estão abertos à visitação.

Publicidade