07 de julho de 2020 Atualizado 21:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Casa

Soluções para cada ambiente

Casal troca experiências com seguidores no Instagram sobre decoração e reforma de apartamento: funcionalidade, aconchego, criatividade e bem-estar

Por Valéria Barreira

26 jan 2020 às 08:34

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Aline e Rafael adoram viajar e não perdem oportunidade para reforçar a decoração do apartamento com um novo objeto, garantindo um espaço aconchegante, bonito e digno de revista

Um grande espelho recepciona quem chega ao apartamento 21, no quarto andar de um prédio residencial no bairro Terramérica, em Americana. A percepção de quem entra é a de que ele é bem maior que os 70 metros da planta. A disposição da área social e a decoração caprichada deixam claro que o espaço pequeno não impediu os proprietários de viverem com conforto.

Ao comprarem o imóvel, a analista de contratos Aline Salati e o noivo Rafael Camargo, designer gráfico, queriam um espaço funcional e ao mesmo tempo aconchegante, onde pudessem receber os amigos. Com a ajuda de uma arquiteta, nos últimos três anos o apartamento vem sendo transformado. A mudança ainda não chegou aos quartos, mas na área social restaram de original apenas o piso e a sanca de gesso.

Funcionalidade, aconchego, criatividade e bem-estar são palavras-chavesA parede vazia no hall dos quartos foi aproveitada para acomodar um grande armário. As portas espelhadas dão leveza e beleza ao móvel, que é repleto de prateleiras e garante espaço extra para os proprietários acomodarem o que quiseremO banheiro moderno também reflete o estilo do jovem casal. O revestimento que imita cimento queimado aparece como detalhe atrás do vaso e na parede de fundo do box. Os objetos de decoração dão vida ao ambienteNa sala de estar a elegância do contraste entre o cinza e o preto. A madeira escura que reveste as paredes é usada como apoio para objetos. Tapete, almofadas e a manta reforçam o aconchego, assim como a luz indireta dos spots e da fita de led A parede revestida em espelho é a primeira imagem de quem chega ao apartamento. As plantas dão as boas-vindas. A cortina cinza claro veda o acesso à sacada e filtra a luz. A prateleira em madeira delimita o espelho e se revela uma ótima opção para decorar espaços pequenos, ao ser usada para acomodar objetos ou plantasEm frente à cozinha, fica o bar. A marcenaria repete o cinza escuro. O detalhe é para a porta espelhada. A textura na parede de cimento queimado foi feita pelo proprietário com a ajuda do pai. O toque pessoal também está nos cachepôs de crochê tecidos por Aline. O artesanato e as plantas deixam o ambiente mais aconchegante

A disposição dos ambientes e os armários generosos previstos no projeto garantiram a funcionalidade pretendida pelo casal. Aliás, ter muitos armários era uma necessidade da dona da casa. Ela queria acomodar, sem problema, sua coleção com mais de 80 pratos de porcelana. “Me surpreendi quando a cozinha ficou pronta. Além de muitos armários, ainda sobrou espaço para a circulação”, comemora Aline.

O hall de acesso aos quartos também ganhou armários com porta espelhada e altura que permite muitas prateleiras, garantindo à proprietária acomodar os sapatos e bolsas. Prateleiras sobre o bar, na parede da sala de TV e na área de serviço possibilitaram trazer o verde para dentro do apartamento e, além dos vasos, acomodar também os objetos de decoração.

Tudo no apartamento lembra que ali vive um jovem casal. O gosto pela decoração, conta a moradora, começou quando ela foi dividir o mesmo espaço com o noivo. Sua experiência – e prazer em decorar a casa –, rendeu uma página no Instagram, onde troca experiências com outros casais que vivem o momento especial de decorar o primeiro apartamento.

Os objetos e suas várias possibilidades de composição são compartilhados com os seguidores. Mais que um hobby, a página ajuda a inspirar outras pessoas e traduz o estilo de vida dos moradores do apartamento 21.