26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Anuário Casa

Fita led decora e traz conforto em qualquer ambiente

A escolha pela cor da fita LED depende da funcionalidade e do espaço em que ela será instalada

Por Stela Pires

28 de fevereiro de 2022, às 07h44 • Última atualização em 10 de março de 2022, às 18h48

Presente em todos os tipos de ambientes e móveis, a fita LED está inclusa na lista de artigos muito utilizados em projetos de design. Com diversas potências, ela pode ser usada tanto para uma iluminação decorativa quanto para facilitar o dia a dia dentro de uma casa.

Já é de conhecimento comum que as lâmpadas LED têm suas vantagens. Ao contrário da lâmpadas convencionais, elas consomem menos energia, têm a durabilidade estendida e não superaquecem. A fita LED segue o mesmo princípio e tem os mesmos benefícios.

A fita LED pode ser utilizada para iluminação decorativa ou para facilitar trabalhos dentro de casa, como em armários de cozinha – Foto: Adobe Stock

Embora esteja disponível nas cores amarela, branca e RGB (red, green e blue) – a famosa colorida – a preferida é a primeira opção. “90% das vendas são das amarelas”, conta o vendedor da House Luz, Luiz Paulo Gargantini.

Ele explica que a escolha da cor da fita depende da funcionalidade que a pessoa busca para o ambiente. “A branca, por exemplo, é muito utilizada em ambientes para trabalho. Agora, para deixar o espaço mais aconchegante, a opção acaba sendo a amarela”.

Leia outras reportagens do Anuário Casa do LIBERAL

As luzes brancas costumam ser escolhidas também para colocar na parte de baixo de armários aéreos de cozinha, facilitando os trabalhos na bancada. A amarela está presente em banheiros, salas, quartos e home theater.

Nos ambientes, a dica é pensar na instalação e em pontos de energia ainda no projeto da obra. Nos móveis, as fitas são mais fáceis de adaptar, mas também é possível prever sua instalação ainda no projeto do planejado.

Dicas do profissional

É possível automatizar as fitas LED?
Sim. O que dimeriza é o driver da fita. Então você tem que colocar um driver dimerizado.

O que elas proporcionam no ambiente?
Conforto e funcionalidade. Se quiser assistir um filme, por exemplo, você pode ligar só a fita de LED da sanca. Não vai atrapalhar sua visão da televisão, vai ficar confortável e você não vai ficar totalmente no escuro.

Em quais ambientes e móveis podemos colocar a fita LED?
Ela costuma ser colocada em armários de banheiro e cozinha para iluminar a área de trabalho, na cabeceira da cama e atrás do painel de TV. Ela também é bastante utilizada em sancas de gesso.

Fonte: Luiz Paulo Gargantini, da House Luz

Publicidade