27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Anuário Casa

Arquitetura atual e decoração afetiva

Em Americana, residência se apropria de tendências arquitetônicas atuais enquanto valoriza memórias familiares dos moradores

Por Isabella Holouka

08 de março de 2022, às 10h04 • Última atualização em 10 de março de 2022, às 18h50

Construída em um condomínio no Parque Residencial Nardini, em Americana, a casa de Márcia e Celso Lahr mescla o que há de mais atual na arquitetura com peças de valor sentimental, trazidas do exterior ou que representam heranças de família. Os projetos arquitetônico e de design de interiores são assinados pelos arquitetos André Americano e Elaine Massuco.

Rasgos dão fluidez à parede da garagem, e a fachada se completa com o paisagismo contendo espécies que se repetem no jardim. O porte-cochère – comum em entradas de hotéis – foi um pedido dos proprietários, para passagem ou estacionamento de veículos – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

“Gostamos da arquitetura contemporânea, mas fazemos questão de guardar e usar muitos objetos afetivos e peças étnicas em nossa casa”, resume o filho adulto do casal, Matheus Lahr, que vive em Londres, mas passa temporadas visitando os pais. Em função do trabalho de Celso, o trio viveu no exterior por mais ou menos 20 anos, voltando à Americana apenas em férias.

Neste período, colecionaram vivências em países como Venezuela, Chile, Peru e África do Sul, onde garimparam pouco a pouco diversos tipos de objetos de decoração. Muitos deles precisaram ser guardados por longos anos, até que pudessem ser colocados na residência da família.

Leia outras reportagens do Anuário Casa do LIBERAL

Com 487 metros quadrados, a residência tem fachada com linhas retas. Do lado direito, o vidro espelhado evidencia o pé direito duplo, e garante a privacidade dos moradores no segundo piso.

O mobiliário do living e hall de entrada tem tons claros, médios e escuros da cor fendi. Outro destaque neste ambiente é o painel de madeira com frisos – que oculta um lavabo.

A residência possui poço para elevador, pronto para a hipótese de instalação do equipamento. O espaço mais querido na residência é composto por cozinha gourmet, sala de jantar e área de TV integrados, onde o casal passa a maior parte do tempo.

Na cozinha, a bancada em quartzito feita pela Marmoraria Oriente recebeu uma mesa de madeira acoplada com dez lugares, perfeita para refeições rápidas ou informais. A mesma pedra se repete na escada.

Na marcenaria da cozinha – da Bontempo, assim como todo o mobiliário planejado da casa – destaca-se o uso do tom amadeirado em conjunto com o branco. 

Para que a cozinha gourmet fique sempre impecável, o casal importou da África do Sul a ideia de reunir cozinha de serviço e lavanderia. O cômodo possui máquinas de lavar louça e roupas, além de uma cuba dupla para as louças e utensílios.

Situações mais formais são celebradas na sala de jantar, que harmoniza com a cozinha gourmet através do design das cadeiras e das cores.

Já na área de TV, quatro poltronas em couro marrom compõem um espaço que também serve para a socialização. Ao lado da sala de jantar, escondida por um painel amadeirado com frisos, fica a suíte do casal. O primeiro cômodo atrás da porta é o closet . A partir dele é possível acessar o banheiro do casal, onde cada um tem um espaço privado, se encontrando no banho, através do box central.

No quarto, o charme ficou por conta dos painéis laterais. A cabeceira estofada ganha continuidade no gesso vazado e iluminado no teto, que segue se transformando em painel para a TV. 

O quarto tem vista total para a piscina quando portas e persianas motorizadas são abertas. A piscina é composta por spa, prainha e área mais profunda.

A ala íntima, visível do living, possui nichos que foram projetados especialmente para abrigar a coleção de peças trazidas de viagens pela proprietária. A continuação deste espaço é um bar. O espaço ganha um tom rústico a partir do barril que serve de apoio para bebidas e da mesa de centro feita a partir de um tronco de árvore.

Para proporcionar ainda mais relaxamento, a sala de cinema logo ao lado ganhou estofados confortáveis e tapete em tons neutros. A porta de correr garante integração entre os ambientes ou privacidade a quem assiste TV.

O piso superior também abriga a suíte do filho do casal. A cabeceira estofada, em continuidade com o gesso e o painel de TV são destaque no dormitório – recurso utilizado também na suíte máster. O piso superior possui ainda uma terceira suíte, planejada para abrigar hóspedes. 

– Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

Publicidade