25 de abril de 2024 Atualizado 22:24

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alagoas

Veja dicas do que fazer no paraíso chamado Maragogi

Um dos melhores destinos do Nordeste conquista o público por sua simplicidade e beleza; confira algumas dicas para aproveitar suas férias na cidade!

Por Camille Panzera - Melhores Destinos

29 de outubro de 2020, às 11h20

O litoral nordestino tem várias cidades lindas e em Alagoas tem diferentes cidades praianas que são uma delícia para descansar. Maragogi e redondezas fazem parte da chamada Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que se estende por cerca de 120 km ao longo da costa e abriga praias lindas, com águas mornas, coqueirais a perder de vista e muitas piscinas naturais.

Alguns destinos da região são mais conhecidos, outros são ainda pouco explorados e todos têm em comum uma beleza estonteante. Se você tem como destino a cidade de Maragogi, poderá viajar através dos Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) ou através do Aeroporto de Recife – Guararapes/Gilberto Freyre (REC), já que a cidade de Maragogi fica no meio do caminho entre as duas capitais.

Maragogi é uma cidade do Estado de Alagoas, no nordeste brasileiro; a cidade está a cerca de 124 km de Maceió e a cerca de 130 km de Recife – Foto: Divulgação

A partir das capitais Recife ou Maceió você pode ir por via terrestre com um carro alugado ou um transfer até a cidade. Devido à maior oferta de voos, pode ser mais cômodo chegar na região através do Aeroporto de Recife. Foi o que fizemos em nossa última viagem. Retiramos o carro alugado no aeroporto e seguimos até Maragogi.

As principais atividades na cidade são voltadas para o mar, que tem cores lindíssimas na região! Você pode curtir as praias, fazer um passeio para suas piscinas naturais ou um passeio de buggy. É importante frisar que Maragogi é uma cidade pequena, não tem muitos pontos turísticos ou obrigações, o melhor por lá é realmente descansar.

PRAIAS
O colorido esverdeado, como do Caribe, costuma ser uma marca forte do lugar, mas as praias ficam muito diferentes entre maré baixa e maré alta. Na maré baixa elas ganham um longo trecho de areia, já que o mar é “puxado” para dentro do oceano e é possível andar vários metros em uma área que durante o período de maré cheia está ocupada pela água.

Nesse período o mar também fica mais raso e é quando podemos perceber os bancos de areia e piscinas naturais em algumas praias.

PRAIAS DE MARAGOGI
Confira as principais e também de municípios vizinho, que esbanjam beleza.

Praia de Maragogi – Foto: Pinterest

Praia de Maragogi
É a praia principal da vila, onde estão os principais restaurantes da cidade. Não costuma ser muito frequentada por turistas e não demonstra toda a beleza que a região oferece, mas dela partem os passeios para as piscinas naturais. Essa praia está no centrinho da cidade, tem comércio ao redor, feirinha de artesanato e muitas pousadas próximas. Você pode usá-la como ponto de referência para uma boa localização.

Praia de Xaréu – Foto: Pinterest

Praia de Xaréu
É uma praia que durante a maré baixa você pode andar vários metros “mar adentro”. É ideal para quem busca tranquilidade, já que praticamente não tem comércio. A partir dela você pode ir caminhando até Barra Grande, uma das praias imperdíveis de Maragogi.

Barra Grande – Foto: Pinterest

Barra Grande
Uma das melhores praias de Maragogi, tem águas cristalinas e na maré bem baixinha evidencia a existência de um banco de areia, conhecido como Caminho de Moisés. Na frente da praia ficam as piscinas naturais de Barra Grande, geralmente conhecidas através de um passeio de barco, mas que em um período de maré muito baixa pode ser acessada a pé. É uma das praias com estrutura simples, mas que vale a pena conhecer!

Praia de Antunes – Foto: Divulgação

Praia de Antunes
Conhecida como uma das praias mais bonitas de Maragogi, conta com a estrutura de algumas barracas que vendem comidas e bebidas. É indicada para quem busca um pouco de estrutura na beira do mar, já que em boa parte das praias da região não há comércio. Antunes tem alguns cenários muito legais para fazer fotos e por isso é parada constante dos passeios de buggy.

Japaratinga – Foto: Divulgação

Japaratinga
Em um município vizinho a Maragogi, Japaratinga é uma antiga colônia de pescadores, com cerca de 5 praias. É um destino pouco explorado e ainda pouco conhecido por grande parte dos turistas, mas que é lindo! O local tem piscinas naturais, bancos de areia e muita tranquilidade… é ideal para quem quer sossego. Há pouco tempo foi inaugurado por lá o Japaratinga Lounge Resort, um resort all inclusive do mesmo grupo do Salinas Maragogi.

Patacho – Foto: Divulgação

Patacho
A Praia do Patacho fica, na verdade, em Porto das Pedras, vizinha de Maragogi. É um lugar com milhares de coqueiros na beira do mar, sem comércio e com muita tranquilidade. É ideal para quem quer relaxar e passar um dia em uma praia paradisíaca. Muita gente a considera uma das melhores praias do Nordeste. Ela realmente impressiona por sua beleza, piscinas e pela enorme quantidade de coqueiros.

São Miguel dos Milagres – Foto: Divulgação

São Miguel dos Milagres
Cada vez mais famosa, São Miguel dos Milagres é uma cidade vizinha a Maragogi e é considerada um dos primeiros povoados de Alagoas. A praia tem uma boa estrutura, restaurantes e também pousadas próprias. É um lugar lindo, seja para curtir durante um único dia ou para se hospedar por lá mesmo. O local oferece muita tranquilidade, tem piscinas lindas e um mar cristalino, digno do título de Caribe Brasileiro.

Caminho de Moisés – Foto: Divulgação

Caminho de Moisés
O nome faz referência a passagem bíblica de Moisés ao abrir o Mar Vermelho e em Maragogi se trata de um banco de areia localizado na Praia de Barra Grande. O local fica aparente apenas no período de maré baixa e permite que os visitantes andem muitos metros mar adentro, sempre caminhando por cima do banco de areia. É necessário verificar a tábua de marés para poder conhecer Caminho de Moisés no momento correto! O lugar é lindo e realmente muito diferente… ao seu redor a água fica bem rasa, ideal para quem está com crianças.

SERVIÇO

Quando ir
Os meses entre outubro e janeiro são os que têm menos chuvas, enquanto entre abril e julho chove mais. Faz calor o ano todo, mas recomendamos os meses menos chuvosos porque nessa época o mar também tende a ficar mais cristalino. As piscinas naturais podem ser vistas apenas durante o período de maré baixa.

É essencial que veja direitinho quando acontecerá a maré baixa para programar sua viagem para esse período. Todas podem ser conhecidas através de passeios de catamarã ou de lancha. Recomendamos que você faça o passeio em lancha, que é muito mais rápido e prático

Transporte
Maragogi é uma cidade pequena e no centro você consegue fazer tudo a pé. Para explorar as praias nos arredores o ideal é estar com carro alugado. Recomendamos que alugue um carro online e faça a retirada no aeroporto que escolher viajar para, então, ir de carro do aeroporto até a cidade. Você também pode conhecer as praias da cidade através dos passeios de buggy.

*Leia mais informações no Guia de Maragogi no site Melhores Destinos.

Publicidade