29 de setembro de 2020 Atualizado 20:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Turismo

Rotas para passeios de carro

Petrópolis, a Rota Romântica no Rio Grande do Sul, Transamazônica e outras opções para quem busca se aventurar pelo País

Por Redação

31 ago 2020 às 09:10

Nos últimos meses, diversas viagens foram pausadas, normas de distanciamento social foram estabelecidas e restrições constantes criaram uma nova realidade para os turistas. Enquanto protocolos de viagem estão sendo revisados e redefinidos ao redor do mundo, há uma tendência de que haja maior interesse, em um primeiro momento, por viagens nacionais e de curta distância, dentro de uma região ou Estado – o que faz com que viajar de carro seja uma ótima opção.

A Booking montou uma lista de roteiros para viagens de carro próximos às principais capitais do País para os viajantes que queiram sentir o vento no rosto novamente. O Brasil tem uma história rica e paisagens deslumbrantes que podem ser experienciadas em uma road trip.

Petrópolis – Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Petrópolis
Para quem ama viajar de carro e, ainda assim, não quer se afastar muito das grandes cidades, os 70km entre Petrópolis e Rio de Janeiro são a rota ideal. Trata-se de uma estrada histórica, tendo sido a primeira a ser pavimentada no Brasil, e nela viajantes têm a chance de conhecer diversas reservas biológicas, como o Parque Nacional Municipal de Taquara e as de Arara e Tinguá, entre outras.

Praia do sono – Foto: Divulgação

São Paulo – Rio de Janeiro
Entre o litoral norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro há diversas praias paradisíacas e praticamente intocadas para se conhecer e aproveitar. A região é chamada de Costa Verde, e inclui destinos como Ubatuba, onde, além das praias deslumbrantes, é possível aproveitar bares e restaurantes à noite; a Praia do Sono, ideal para quem busca uma experiência mais isolada e tranquila; Paraty, cidade histórica com uma arquitetura antiga e colorida, ruas de paralelepípedo, trilhas e passeios diversos; e Angra dos Reis, um paraíso que reúne quase uma centena de ilhas, uma fauna rica e inúmeras opções de hotéis para todos os gostos e bolsos.

Sousas – Foto: Divulgação

São Paulo – Campinas
A região de Campinas é uma outra queridinha dos estrangeiros que visitam o Brasil e, nos seus arredores, há alguns passeios de carro tranquilos que prometem encantar viajantes. A Fazenda Tozan é uma opção para os adeptos do turismo rural – lá é possível aprender muito sobre a cultura cafeeira, além de haver degustação de cafés colhidos no local e um museu do café para se visitar. Já nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, ruas de paralelepípedo, construções históricas, atividades ao ar livre (como tirolesa, arvorismo e sky jumping) e gastronomia são as principais atrações e prometem alegrar o dia de quem busca descanso e contemplação.

Rota Romântica – Foto: Divulgação

Rota Romântica, no Rio Grande do Sul
Na serra gaúcha, entre as cidades de Porto Alegre e Gramado, encontra-se a que ficou popularmente conhecida como Rota Romântica. Ideal para quem curte viajar com calma e aproveitar paisagens lindas, especialmente no outono, em que a natureza que contorna a estrada é colorida de dourado e vermelho. Muitas das cidades nessa rota têm em suas raízes culturais uma forte influência alemã – seja na arquitetura, no comportamento ou mesmo na gastronomia local. Outras foram colonizadas por italianos, e a mistura entre estas duas influências, a portuguesa e a dos nativos brasileiros está no DNA cultural do Rio Grande do Sul.

Transpantaneira – Foto: Divulgação

Transpantaneira, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Essa rota é para quem está disposto a dar um passo além na aventura e exploração da natureza, já que o Pantanal, área que engloba partes do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é um dos ecossistemas mais ricos e únicos do Brasil. A Transpantaneira é uma estrada antiga e de terra, com 165km de extensão, que demanda um veículo 4×4 para ser atravessada. Viajantes corajosos que encararem esse desafio serão recompensados com a vista de belos pântanos e uma riqueza inigualável de flora e fauna, incluindo espécies únicas de pássaros, capivaras, crocodilos e, se derem sorte, até mesmo um jaguar.

Transamazônica – Foto: Divulgação

Transamazônica
A Transamazônica é uma estrada enorme, construída pelo regime militar brasileiro nos anos 70. É constituída de partes pavimentadas e de terra, que atravessam sete estados – Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas – entre as regiões Norte e Nordeste do País. Alguns de seus trechos adentram a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, onde é possível experimentar uma conexão única e profunda com a natureza. Esse roteiro é mais indicado aos que buscam aventura, mas há centenas de cidades ao longo da estrada onde é possível parar por alguns dias, caso você esteja buscando paz e tranquilidade.

Rota das Emoções – Foto: Divulgação

Rota das Emoções, entre Ceará, Piauí e Maranhão
Os viajantes encontrarão a praia de Jericoacoara, uma das mais famosas do Brasil, além dos Lençóis Maranhenses, um parque nacional cujo interior é composto por dunas de areia. Na estação chuvosa, os vales entre essas dunas se enchem de lagos de água fresca formando uma das mais belas paisagens do mundo. É importante reforçar que viajantes dispostos a encará-la devem separar pelo menos dez dias para isso. Os que buscam uma experiência mais curta na região podem aproveitar o trecho entre Fortaleza e Jericoacoara, uma estrada de terra de 300km que demanda um veículo 4×4 e recompensa os viajantes com praias deslumbrantes.

Fonte: Booking

Publicidade