20 de abril de 2021 Atualizado 16:17

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Rodas-gigantes famosas

Elas estão espalhadas no mundo e oferecem diversão e muita adrenalina: quantas você conhece?

Por Thayana Alvarenga / Melhores Destinos

28 fev 2021 às 10:26

Existem diversas rodas-gigantes espalhadas pelo mundo, sendo uma ótima opção de passeio para quem quer ver a cidade por outro ângulo na viagem. Atualmente a mais alta delas fica em Las Vegas com 167 metros de altura, mas esse recorde deve ser quebrado em breve quando a Air Dubai for inaugurada com os seus prometidos 210 metros.

Aqui no Brasil esses brinquedos também estão na moda. Temos a maior da América Latina com 88 metros, que é a RioStar do Rio de Janeiro, e também a recém inaugurada FG Big Wheels, roda-gigante em Balneário Camboriú. Foz do Iguaçu e São Paulo também já anunciaram que vão instalar rodas-gigantes como mais um atrativo turístico.

A seguir, você conhece a nossa lista com algumas rodas-gigantes que valem a pena conhecer no mundo. Entre as opções, há algumas com cabines diferenciadas e experiências extravagantes, enquanto outras são mais simples, mas merecem a visita pela paisagem espetacular encontrada no alto. Uma coisa é certa: cada uma delas proporciona uma vista diferenciada que você não vai esquecer tão cedo.

Dubai Eye: Dubai, Emirados Árabes

A Dubai Eye será a maior roda-gigante do mundo com 210 metros. Inspirada na London Eye, de Londres, ela será muito, mas muito alta, e não terá concorrente tão cedo – com uma diferença de quase 50 metros da segunda colocada. Prevista para ser inaugurada ainda esse ano, ela está instalada em um centro de compras e entretenimento com lojas e restaurantes. Do alto, vai oferecer aos visitantes uma paisagem inesquecível da costa do Golfo Pérsico, dos arranha-céus e de toda a extensa Dubai.

High Roller: Las Vegas, Estados Unidos

A Hight Roller é atualmente a roda-gigante mais alta do mundo, estendendo-se em direção ao céu a impressionantes 167 metros. São 28 cabines envidraçadas de alta tecnologia, cada uma proporcionando aos passageiros uma vista espetacular da cidade. Os visitantes também têm experiências como degustações de chocolate e até sessões de ioga personalizadas.

Seattle Great Wheel: Seattle, Estados Unidos

A Seattle Great Wheel é uma roda-gigante que fica sobre a água e possui mais de meio milhão de luzes LED, o que significa que está sempre com aparência colorida. Com 53 metros de altura, tem uma bela vista, com paisagens deslumbrantes do cais e das montanhas circundantes em dias mais abertos. As 42 gôndolas climatizadas podem transportar até oito passageiros, exceto a gôndola VIP de luxo, que possui assentos de couro vermelho e piso de vidro.

Tianjin Eye: Tianjin, China

O Tianjin Eye é uma das poucas rodas-gigantes do mundo construída sobre uma ponte na China. As cabines comportam oito pessoas de cada vez, transportando cerca de 800 passageiros por hora. A localização única da roda-gigante oferece aos passageiros vistas incríveis de Tianjin. Com 120 metros de altura, ela é movida a eletricidade e tem 48 cápsulas de passageiros, levando 30 minutos para completar uma rotação.

Big-O: Tóquio, Japão

A Big-O (sim, o nome é esse mesmo) é uma roda-gigante diferente, pois é a primeira do mundo a não ter centro. Com diâmetro de 60 metros e altura de 80 metros, ela foi considerada a maior roda-gigante sem meio do mundo pelo Guinness World Records em 2006. Outro ponto interessante é que a maior montanha-russa de Tóquio passa pelo meio da Big-O ao atingir uma velocidade de 130 quilômetros por hora. Algumas de suas gôndolas têm sistemas de karaokê, permitindo aos visitantes cantar durante o passeio.

Pacific Park Wheel: Santa Monica, Estados Unidos

A Pacific Park Wheel é a primeira roda-gigante movida a energia solar do mundo e está localizada no cais de Santa Monica, oferecendo vistas incríveis do oceano e da cidade. A roda de 40 metros tem cerca de 160 mil luzes LED coloridas para performances visuais que são emocionantes de ver, mesmo se você não for dar um passeio.

London Eye: Londres, Inglaterra

Nenhuma viagem a Londres está completa sem um passeio na London Eye, um dos marcos mais famosos da cidade e uma maneira incrível de ver alguns dos principais pontos turísticos. A London Eye é a roda-gigante mais alta da Europa com 135 metros e oferece vistas de tudo, desde o Palácio de Buckingham ao Big Ben, à Catedral de St Paul’s em Londres e muito mais.

Niagara SkyWheel: Cataratas do Niágara, Canadá

Com pouco menos de 60 metros de altura, a Niagara SkyWheel certamente não é das rodas-gigantes mais altas do mundo, mas ainda é única: ela oferece aos passageiros uma vista deslumbrante das Cataratas do Niágara. Cada gôndola tem aquecimento e ar-condicionado, para que você possa visitá-la o ano todo e tirar fotos exclusivas do famoso marco canadense.

Bohai Eye: Weifang, China

O Bohai Eye é a maior roda-gigante sem raios do mundo com 120 metros de altura. Foi inaugurado recentemente, em 2018, e oferece cabines com capacidade para 10 passageiros cada. Esta atração única tem um corpo que não gira – em vez disso, as cabines são puxadas ao longo de um trilho – tem até TV e wi-fi para os visitantes.

Melbourne Star: Melbourne, Austrália

A Melbourne Star levou quase uma década para ser formada e agora é a única roda-gigante de observação no hemisfério sul. São 21 cabines de vidro com ar-condicionado que oferecem aos passageiros uma visão de 360 ​​graus de Melbourne.

Cosmo Clock 21: Yokohama, Japão

O Cosmo Clock 21 funciona como uma roda-gigante e também como o maior relógio do mundo. Fica no parque de diversões Cosmo World, em Yokohama, no Japão, com 112 metros de altura, 100 metros de diâmetro e 60 gôndolas que levam 8 passageiros por vez e capacidade total de quase 500 pessoas. As cabines são todas transparentes e uma volta completa demora cerca de 15 minutos, tempo para apreciar a linda paisagem em um estilo diferente.

The Singapore Flyer: Singapura

Após mais de dois anos de construção, o Singapore Flyer foi aberto ao público em 2008 e se destaca como a roda-gigante mais alta da Ásia e uma das mais altas do mundo. Um assento no Flyer oferece uma vista incrível de pontos de referência como o Rio Singapura, o Parque Merlion, o Mar da China Meridional e até mesmo de parte da Malásia. É um passeio realmente impressionante e imperdível se você estiver na Singapura.

RioStar: A maior da América Latina

A RioStar fica no Rio de Janeiro e é a maior roda-gigante da América Latina. Ela foi inaugurada em dezembro de 2019 e desde então atrai turistas ao Boulevard Olímpico, região portuária da cidade onde ficam também atrações como o Museu do Amanhã e o AquaRio. São ao todo 54 cabines à disposição dos visitantes, subindo uma altura de 88 metros, equivalente a um edifício de quase 30 andares! O passeio dura cerca de 15 minutos e é interessante por se estar dentro de uma das maiores rodas-gigantes do mundo, podendo ver a capital fluminense de outro ângulo.

FG Big Wheel – Balneário Camboriú

A maior roda-gigante estaiada da América Latina fica no Brasil! Instalada em Balneário Camboriú, a nova grande atração turística do estado de Santa Catarina foi inaugurada em dezembro de 2020 e promete aos visitantes uma vista privilegiada do alto tanto da cidade como da praia. A FG Big Wheel tem 65 metros de diâmetro e seu ponto mais alto está a 82 metros de altura, o que faz dela a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a RioStar, citada anteriormente. A roda-gigante de Balneário Camboriú está em uma área privada de mais de 37 mil metros quadrados. Ao todo são 36 cabines climatizadas com vista panorâmica, tanto da cidade como da orla catarinense, com capacidade para acomodar seis pessoas sentadas. A previsão é receber 8 mil pessoas por dia no local.

Publicidade