04 de março de 2021 Atualizado 23:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Destino em meio à natureza para o réveillon 2021 com isolamento social

Programação do "Réveillon Conexão - Legado das Águas 2021" é ideal para quem deseja fugir das praias, festas lotadas e toda agitação das cidades

Por Redação

28 dez 2020 às 07:59

Dentre as lições mais valiosas do ano de 2020 está o valor das conexões, dos momentos com quem amamos e das coisas simples. É com esse conceito que o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, a cerca de duas horas de São Paulo capital, preparou uma programação de ano novo para quem deseja descansar e recarregar as energias com atividades de contemplação e conexão com a natureza.

A programação do “Réveillon Conexão – Legado das Águas 2021” é ideal para quem deseja fugir das praias, festas lotadas e toda agitação das cidades e, no lugar disso, quer uma atividade segura, divertida e relaxante. Com capacidade operacional controlada, a Reserva adequou sua estrutura física e está seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para o momento.

A programação inicia no dia 30 e encerra no 3 de janeiro, incluindo as principais atrações do Legado das Águas. O diferencial dessa edição é o roteiro especialmente criado para a virada. O último pôr do sol do ano será contemplado no caiaque, remando em meio ao rio Juquiá, diante da floresta imponente e exuberante, com pássaros como o martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás, que são facilmente avistados no trajeto. A noite fecha na tranquilidade de um jantar tradicional, sem a extravagâncias das ceias de ano novo.

Depois de se despedir de 2020, as boas-vindas a 2021 será vendo o primeiro nascer do sol do ano em um mirante natural de tirar o fôlego, a 700m de altitude com vista em 360° da Mata Atlântica. O Legado das Águas oferecerá uma experiência única na trilha da Copaíba – Mirante do Sinal, onde é possível visualizar a floresta em seu esplendor.

Programação inclui as atrações preferidas:

  • No dia 30, tem o Legado Experience, que inclui trilhas suspensas de nível fácil, visita no orquidário e ao viveiro de plantas para conhecer processo de produção de plantas nativas, estímulo aos sentidos no Jardim Sensorial e um banho de cachoeira, tudo isso em uma única atividade;
  • No dia 31, a programação inicia com a Trilha Cachoeira Dezembro que, além de um visual deslumbrante dentro da floresta, finaliza em uma cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos. No período da tarde, a atividade é a contemplação do pôr-do-sol com a canoagem para encerrar o ano.
  • O dia 1º inicia com o nascer do sol na Trilha Copaíba-Mirante, e depois terá a Cachoeira do Tamanduazinho, localizada em uma área de divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, a atividade proporciona banho em piscinas naturais e de cachoeira;
  • No dia 2, a programação começa com a canoagem, que leva à principal atração da trilha aquática, a Cachoeira Dez Metros, singular pelo fato de estar muito próxima do seu estado natural, em meio à floresta e desaguar no Rio Juquiá, onde é possível relaxar tomando banho na represa. A atividade seguinte é a Trilha da Copaíba – Mirante do Sinal, e o dia encerra com o Astro Experience, a posição geográfica do Legado das Águas favorece a observação de planetas, berços estelares e outras galáxias com equipamentos de ponta. Realizar essa observação noturna é uma experiência diferente de beleza singular.
  • A programação especial de ano novo encerra o dia 3, com a Trilha Cachoeira Dezembro.

O turista pode adquirir uma ou mais atividades e, caso queira, pode se hospedar na Pousada da Reserva. Os serviços adicionais de alimentação e hospedagem não estão inclusos nos ingressos, mas podem ser adquiridos no dia da visita. É aconselhável adquirir os ingressos antecipadamente, visto que o Legado das Águas está operando em capacidade reduzida.

Reserva Votorantim. O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Fonte: FleishmanHillard Brasil

Publicidade