26 de abril de 2024 Atualizado 16:04

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Cinco passeios para conhecer São Paulo em um fim de semana

Além dos negócios, a cidade atrai por seus museus, cultura, lazer e gastronomia

Por Redação

02 de setembro de 2020, às 11h14

Muitas cidades estão retomando as atividades, mas as atrações turísticas continuam fechadas na maior parte delas. Maior centro financeiro do País, São Paulo também é um importante centro de turismo de negócios e recebeu, em 2018, 15,7 milhões de turistas, sendo 2,9 milhões de estrangeiros, segundo o Observatório do Turismo.

Além dos negócios, a cidade atrai por seus museus, cultura, lazer e gastronomia. Embora fechados, é possível conhecer ou revistar virtualmente alguns pontos e atrações emblemáticos da cidade. Veja cinco deles:

Avenida Paulista – Foto: Divulgação

Avenida Paulista
Que tal começar esse passeio pela avenida mais conhecida de São Paulo? Ela concentra badalação, cinemas, museu, centros culturais, dois parques – Trianon e Mário Covas – e muitos bares para jogar conversa fora.

Masp – Foto: Divulgação

Masp
Já que estamos na Paulista, dá para aproveitar e dar uma passada no Masp e ver muitas das obras do acervo do mais conhecido museu de São Paulo e do país. Fundado em 1947 pelo jornalista Assis Chateaubriand, foi o primeiro museu moderno do País. Sua coleção reúne mais de 9.000 obras.

Museu da Língua Portuguesa – Foto: Divulgação

Museu da Língua Portuguesa
Mesmo fechado para reconstrução depois do incêndio que destruiu dois andares em 2015, o museu localizado no prédio histórico da Estação da Luz oferece um tour virtual no qual é possível conhecer sua exposição principal de antes do incidente.

Theatro Municipal – Foto: Divulgação

Theatro Municipal
Sobre o Theatro Municipal, inaugurado há 108 anos, vale transcrever o que está em seu site: “A luxuosa construção, visivelmente influenciada por teatros de ópera da Europa, foi erguida como símbolo aspiracional da alta sociedade paulistana, que com a fartura do ciclo do café desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses e pretensões europeias para receber os grandes artistas da música lírica e do teatro”. Por lá passaram Caruso, Nijinski, Maria Calas, Toscanini, Camargo Guarnieri, entre muitos outros. E ainda foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922.

Memorial da América Latina – Foto: Divulgação

Memorial da América Latina
Com um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, é um centro cultural e de lazer inaugurado em março de 1989, na Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo. Em 25.210 metros quadrados de área construída, abriga salão, biblioteca, galeria, pavilhão e o auditório Simon Bolívar, que sofreu um incêndio em 2013. Recentemente, passou a receber um cinema drive-in. Em Explore, no site do Memorial, é possível conhecer seus espaço e acervo. https://memorial.org.br/

Fonte: ViajaNet

Publicidade