07 de setembro de 2024 Atualizado 17:33

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Google desiste de eliminar cookies de terceiros no Chrome - O Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Google desiste de eliminar cookies de terceiros no Chrome - O Liberal

Publicidade

Compartilhe

Tecnologia

Google desiste de eliminar cookies de terceiros no Chrome

Em vez disso, usuários vão ter de concordar se permitem que seus dados sejam manipulados por websites desconhecidos

Por Agência Estado

23 de julho de 2024, às 16h58 • Última atualização em 23 de julho de 2024, às 18h31

O Google está desistindo dos planos de eliminar os cookies de terceiros no navegador Chrome, anunciou a companhia na segunda-feira, 22. Em vez disso, usuários vão ter de concordar se permitem que seus dados sejam manipulados por websites desconhecidos.

Os cookies de terceiros são informações pessoais geradas de visitas a um site, mas repassadas para terceiros, que podem monetizá-los. Esses dados são como rastros deixados na web, incluindo histórico de navegação, cliques e perfil demográfico. Eles permitem que marcas entendam os hábitos de seus consumidores e, assim, consigam criar e direcionar publicidade de maior interesse para o usuário.

Nos últimos anos, porém, a prática de coleta de cookies de terceiros tem sido abandonada por diversas companhias por violar regras de privacidade. Anunciantes mostraram-se contra, afirmando que seus negócios seriam prejudicados.

Empresas como Apple (do navegador Safari) e Mozilla (dona do navegador Firefox) anunciaram mudanças nas políticas de privacidade de dados.

Já o Google informou, em 2020, que iria abandonar a utilização de cookies de terceiros no principal browser do mercado, com prazo marcado para 2022. Posteriormente, a companhia veio adiando a decisão e, até o último comunicado, deixou para encerrar a prática de coleta até 2025.

O Google tentou criar maneiras de substituir os cookies de terceiros nos serviços da empresa. Mas, segundo a companhia, as soluções se mostraram ineficientes.

Agora, a companhia afirma que está discutindo com agências reguladoras para encontrar uma solução que agrade o mercado.

“Isso vai exigir um trabalho significativo de muitos agentes (do mercado) e vai ter impacto sobre publishers, anunciantes e todos os envolvidos na publicidade digital”, declarou o vice-presidente de Privacy Sandbox do Google, Anthony Chavez, no comunicado da empresa na segunda-feira.

“Em vez de eliminar os cookies de terceiros, introduziríamos uma nova experiência no Chrome que permite que as pessoas façam uma escolha informada que se aplica a toda a sua navegação na Web, e elas poderiam ajustar essa escolha a qualquer momento”, acrescentou.

Publicidade