05 de maio de 2024 Atualizado 11:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Arbitragem

Barbarense apitará a final da Copa Sul-Americana

Raphael Claus será o árbitro da partida entre Independiente Del Valle e Colón, no dia 9 de novembro, em Assunção, no Paraguai

Por Rodrigo Alonso

31 de outubro de 2019, às 07h48 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 12h26

O barbarense Raphael Claus será o árbitro da decisão da Copa Sul-Americana. Independiente Del Valle, do Equador, e Colón, da Argentina, vão brigar pela taça no dia 9 de novembro, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou a equipe de arbitragem nesta terça-feira, em seu site.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Claus tem ganhado projeção no cenário internacional. Em 2019, por exemplo, ele já trabalhou na Copa América de seleções e apitou, na Libertadores, o primeiro duelo da semifinal entre os argentinos River Plate e Boca Juniors, no Estádio Monumental de Núñez.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Raphael Claus será o árbitro da decisão da Copa Sul-Americana

Em 9 de novembro, o barbarense de 40 anos vai comandar um evento inédito: a primeira final com jogo único da história da Copa Sul-Americana. A bola rola a partir das 17h30 (horário de Brasília).

Outros três brasileiros estarão na equipe de arbitragem: Emerson de Carvalho e Bruno Pires, como bandeirinhas, e Danilo Manis, como assistente de VAR (árbitro assistente de vídeo).

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Até 2018, a decisão do torneio tinha dois confrontos. Cada um era realizado na “casa” de um dos finalistas, em formato de ida e volta. A partir deste ano, a final terá apenas uma partida, em local previamente determinado pela Conmebol.

Em solo nacional, Claus coleciona prêmios. Ele foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas, entre 2016 e 2018.

Nesta temporada, o barbarense atuou em dois jogos que valiam título: o primeiro duelo da decisão da Copa do Brasil, entre Athletico-PR e Internacional, em Curitiba (PR); e o segundo confronto da final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e São Paulo, em Itaquera.

Árbitro Fifa desde 2015, Claus também almeja trabalhar numa Copa do Mundo, conforme revelou em entrevistas ao LIBERAL.

Publicidade