25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

St. Patrick’s Day

Tradicional festa irlandesa ganha força na região

Dia do padroeiro da Irlanda é na próxima terça-feira, mas eventos já começam neste sábado com muita cerveja e rock’n’roll

Por Danilo Reenlsober

14 de março de 2020, às 08h04 • Última atualização em 14 de março de 2020, às 09h15

Data que vem ganhando destaque nos bares de todo o Brasil, o St. Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício, em português), celebrado todo dia 17 de março, é destinado a celebrar o padroeiro da Irlanda. Enquanto no país natal as pessoas saem às ruas com trajes típicos, por aqui a data é uma ótima desculpa para visitar pub’s e cervejarias, que se enfeitam de verde e laranja em homenagem ao santo católico.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), as celebrações – regadas a muito chopp verde, bebida característica da data – começam já neste sábado. A Sancta Cia Cervejeira, de Santa Bárbara d’Oeste, realiza a sua festa de St. Patrick’s a partir das 16h, com promoções de chopp, diversas opções de petiscos e sanduíches e shows com as bandas The Black Road e The New Drunks.

Foto: John Gow Irish Pub / Divulgação
O pub John Gow, em Americana, tem até show com banda cover do U2, outro simbolo da Irlanda

Já na terça-feira, dia 17, data oficial de St. Patrick’s, o John Gow, em Americana, realiza sua 8ª festa dedicada à data irlandesa. “O pessoal pede e fica na expectativa por esse evento”, diz Elisson Figueiredo, proprietário do pub.

A casa reservou um dia especial, que começa já às 11h, com um almoço especial. A partir das 16h, o pub abre as portas para o happy hour e, durante a noite, contará com show cover da banda mais popular da Irlanda: o U2. “Queremos fazer um dia especial e que as pessoas venham passar um tempo agradável”,
ressaltou Figueiredo.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

No próximo sábado, dia 21, é a vez da Cervejaria Marés, também em Americana, realizar a 2ª edição de seu St. Patrick’s Day. De acordo com o proprietário Fernando Saturnino, a expectativa para a segunda festa de St. Patrick’s é alta. “Ano passado tivemos um retorno muito bacana e queremos fazer uma festa ainda melhor”.

A festa na Cervejaria Marés contará com o tradicional chopp verde, música ao vivo com as bandas Offence e Pavellow e entrada franca para os aniversariantes do mês de março, além de uma praça de alimentação diferenciada, com direito a hambúrguer com pão verde. “Teremos atrações para todas as idades”, ressaltou.

Missionários. Segundo a história, Patrick foi levado para a Irlanda por piratas como escravo aos 16 anos. Escapou do cativeiro depois de seis anos escravizado e tornou-se sacerdote cristão. Mais tarde, retornou à Irlanda como missionário.

Desempenhou ainda importante papel na conversão de Irlandeses ao Cristianismo. A festa em sua homenagem ganhou o mundo com os imigrantes irlandeses. A primeira “reunião” em homenagem a St. Patrick aconteceu em Boston, nos EUA, em 17 de março 1737.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

{{1}}

Publicidade