12 de junho de 2024 Atualizado 21:30

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura

Teatro Municipal de Americana recebe ópera ‘Suor Angelica de Puccini’ nesta quinta

A apresentação homenageia os 100 anos de morte do compositor italiano Giacomo Puccini

Por Stela Pires

22 de maio de 2024, às 08h32

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe a ópera “Suor Angelica de Puccini” nesta quinta-feira (23), às 20h. A apresentação faz parte das atrações da Semana “A Itália na Brasil” e homenageia os 100 anos da morte do compositor italiano Giacomo Puccini.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O espetáculo é realizado pela Companhia de Ópera de São Paulo, que se apresenta pela primeira vez no município. A cia se junta com as orquestras Sinfônica de Americana e Filarmônica de Rio Claro para a montagem.

Suor Angelica de Puccini é uma ópera secular. A primeira montagem teve estreia mundial em 1918, na Metropolitan Opera de Nova York. O início das apresentações no Brasil se deu em 1919, no Teatro Municipal de São Paulo.

A apresentação tem como plano de fundo uma vila italiana, que serve de cenário para a trama da nobre jovem Angelica, que foi enviada para um convento após dar à luz a um filho ilegítimo.

Separada da criança, ela enfrenta um turbilhão de emoções enquanto busca redenção espiritual.

A ópera – que tem a encenação do drama acompanhado de música como base do gênero – é uma exploração emocional profunda dos temas de maternidade, perdão e redenção, de acordo com a organização do espetáculo. 

“Esta ópera retrata a força, a paixão e a resistência feminina diante das banalidades da vida cotidiana”, disse o diretor geral do espetáculo, Paulo Esper. Além das orquestras, sobem ao palco 17 solistas mulheres, o maior número de vozes femininas em uma ópera.

O espetáculo em Americana faz parte do projeto “A Caminho do Interior”, realizado com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e do Istituto Italiano di Cultura San Paolo, além das parcerias das prefeituras municipais das cidades atendidas.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

A apresentação também faz parte da temporada de 2024 de concertos promovida pela Orquestra Sinfônica de Americana e contará com a regência do maestro titular, Álvaro Peterlevitz.

“A nossa parceria com orquestra já é de longa data. Além do trabalho sempre impecável da sinfônica, Americana é uma das poucas cidades brasileiras que possuem um teatro com fosso, que é o local onde a orquestra é montada durante a execução de uma ópera”, contou Paulo Ester.

“A obra é maravilhosa e é uma oportunidade imperdível para apreciarmos uma das obras mais tocantes de Puccini”, completou.

Os ingressos para o espetáculo são solidários, mediante a troca por um quilo de arroz ou um litro de óleo. As entradas podem ser garantidas na bilheteria do teatro ou na plataforma www.entravip.com.br.

Semana ‘Itália na Brasil’

O espetáculo da ópera “Suor Angelica de Puccini” é só uma das atrações preparadas pela administração americanense para a Semana “Itália na Brasil”, que comemora os 150 anos da imigração italiana ao país.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

No final desta semana, no sábado e domingo (25 e 26), o Centro de Cultura e Lazer de Americana recebe o festival de mesmo nome.

Se apresentam no evento os cantores italianos Mafalda Minnozzi e Tony Angeli, além dos Tenores do Brasil (Ricardo Regis e Marcello Zanluchi).

Além deles, uma gama de músicos sobem no palco do Festival Itália na Brasil, como o pianista Mateus Pavan e a Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”. O evento será realizado das 11h às 22h nos dois dias.

Ópera Suor Angelica – Giacomo Puccini

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra filarmônica de Rio Claro e Cia Ópera de São Paulo
Data e horário: quinta-feira (23), às 20h
Classificação: 12 anos
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 696 – Jardim Girassol, Americana
Ingressos: www.entravip.com.br ou na bilheteria do teatro

Publicidade