25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Literatura

Procura-se escritor: Prêmio Sesc de Literatura recebe inscrições

Podem concorrer escritores sem nenhum livro publicado nas categorias conto ou romance; a participação é gratuita

Por Marina Zanaki

26 de janeiro de 2021, às 08h45 • Última atualização em 26 de janeiro de 2021, às 09h00

Procura-se escritor inédito, que tenha um livro engavetado pronto para ser publicado por uma editora de circulação nacional. O anúncio, que pode parecer um sonho para muitos aspirantes a escritor, é real e está com inscrições abertas.

O Prêmio Sesc de Literatura recebe até o dia 19 de fevereiro originais de romances ou livros de contos. O vencedor em cada categoria será publicado pela Editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.

O principal requisito para concorrer é que o autor seja inédito, sem nenhum livro publicado na categoria em que estiver inscrito.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sesc.com.br/premiosesc, onde também está disponível o edital com as regras.

“O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária”, garantiu a organização do prêmio.

O principal objetivo do concurso é oferecer oportunidades a novos autores, renovar o panorama literário brasileiro e enriquecer a cultura nacional.

“Vamos para a 18ª edição, e apesar de estarmos ainda na pandemia, seguimos fortes com todo o processo e planejamento para revelar novos escritores. A premiação foi criada em 2003 e se consolidou como a principal do país para autores iniciantes. No ano passado, foram inscritos 1.358 livros, sendo 692 romances e 666 contos”, disse o analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues.

Trajetória
Desde a criação do prêmio em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados.

No ano passado, os vencedores foram Caê Guimarães, do Espírito Santo, na categoria Romance, por “Encontro você no oitavo round”, e Tônio Caetano, do Rio Grande do Sul, na categoria Conto, por “Terra nos Cabelos”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Encontro você no oitavo round” apresenta uma narrativa que trata de redenção: um pugilista se debate entre um incômodo zumbido e a memória de outra ocupação antes de se dedicar ao boxe. Dias antes da sua última luta, ele conhece uma jornalista disposta a desvendar o que o fez tomar o caminho dos ringues.

No volume de contos “Terra nos cabelos”, de Tônio Caetano, são trilhados diferentes percursos da mulher na sociedade, envolvendo questões que abordam o mundo do trabalho, o primeiro beijo, ritos de iniciação e as violências externas e internas submetidas ao sexo feminino.

Publicidade