Círculo do Livro debate o livro ‘Demian’

Grupo de Santa Bárbara d'Oeste se reúne nesta terça-feira para discutir o livro que é considerado uma obra prima do escritor Hermann Hesse


O ato de ler é uma “aventura” quase solitária. Folhear um livro é algo muito prazeroso e poder compartilhar opiniões e reflexões a respeito de uma história fictícia ou real é muito melhor. Para tanto o Círculo do Livro de Santa Bárbara reúne, todos os meses, leitores da região para discutir obras nacionais e internacionais.

Nesta terça-feira, os membros do Círculo do Livro se reúnem para discutir uma das obras-primas da literatura mundial, “Demian”, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira. O livro rendeu o Nobel de Literatura ao escritor alemão Hermann Hesse, em 1946.

Foto: Amaury Oliveira / Divulgação
Círculo do Livro de Santa Bárbara reúne leitores da região para discutir obras nacionais e internacionais

“Quando você lê e se interessa por algo, é muito prazeroso poder compartilhar com outras pessoas. É essa a finalidade do ‘Círculo’, estimular a leitura e reunir pessoas para um bate-papo muito gostoso”, comenta a bibliotecária e responsável pelo grupo, Roseli Tassi Tureta.

O Círculo do Livro de Santa Bárbara acontece sempre na terceira terça-feira do mês e é aberto a pessoas de todas as idades. A participação é gratuita. Os temas do ‘Círculo’ podem ser acompanhados pela página da biblioteca no Facebook. A ideia é estimular a leitura dos clássicos, mas mesmo quem não leu o livro pode participar do bate-papo.

A escolha do livro, segundo ela, foi uma sugestão dos próprios frequentadores do espaço. “Nossa lista é baseada a acervo da biblioteca e, todo mês, ao final do encontro, fazemos a votação para o título que será discutido na próxima reunião, mas já chegou de trazerem algo novo [fora do acervo] e todos toparem”, comenta.

A obra. “Demian” é um convite ao autoconhecimento e autoanálise. O livro conta a história do jovem Emil Sinclair – protagonista e narrador – criadoem uma família religiosa e bondosa e que, de repente, se vê em um mundo bem diferente daquele pregado por seus pais e avós.

Dividido entre o mundo ideal e o real, Emil mergulha em um emaranhado emocional e existencial (além de conflitos no colégio) do qual consegue alcançar certa “lucidez” com o amigo Max Demian.

Acontece

O Círculo do Livro de Santa Bárbara acontece nesta terça-feira, às 19h, na Biblioteca Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira. A participação é gratuita e aberta ao público. Rua Campos Sales, s/n, Centro. Mais informações pelo telefone 3455-2619 ou site biblioteca@santabarbara.sp.gov.br.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora