19 de maio de 2024 Atualizado 18:43

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em Casa

Aproveite a quarentena e adquira o hábito de ler

Além de preencher o tempo livre, prática também é considerada como medida terapêutica para aliviar a ansiedade

Por Valéria Barreira

17 de abril de 2020, às 08h34 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h10

O isolamento social tem forçado as pessoas a conviverem com mais tempo livre. Para quem era acostumado a estar ocupado o tempo todo, de repente não poder sair de casa – muitos nem para trabalhar – não está sendo fácil. Ver o período como uma oportunidade para fazer algo que era sempre postergado por falta de tempo ou então descobrir prazer em outras atividades pode ser uma alternativa para aliviar o período de quarentena.

O escritor e romancista A.T. Sergio defende que as pessoas aproveitem esse tempo em casa para lerem mais. “O brasileiro ainda lê pouco, seja por uma questão cultural ou mesmo social. Então, talvez seja uma boa aproveitar a quarentena para adquirir hábitos de leitura, até como uma forma mais terapêutica de aproveitar o tempo”, diz.

Foto: Divulgação
Uma das dicas do escritor é ter mais de um livro na cabeceira da cama

Sergio é um escritor pernambucano, romancista, organizador e participante de antologias nos gêneros terror, suspense, mistério e policial, publicadas por editoras nacionais e através da plataforma independente da Amazon. Recentemente lançou a obra “Eles”, uma mistura de terror com ficção científica, voltado para o público infanto-juvenil.

Para quem deseja adquirir novos hábitos de leitura durante o período de isolamento social, ele elaborou três dicas. A primeira delas é ler mais de um livro ao mesmo tempo. “Tem quem comece a ler um livro e vá se desmotivando pela falta de hábito, mesmo. Quando temos mais de um, e cada dia pegamos um trecho de um diferente para ler, ainda mais se os temas forem bem variados, isso pode ajudar na motivação”.

Ele também lembra que quem “pega gosto” pela leitura adora saber o que vai acontecer na próxima página e até pode querer dar uma esticadinha no tempo para o livro não acabar: “Até nesse ponto, ter mais de um título na cabeceira da cama ajuda muito”, reforça ele.

Escolher temas diferentes do usual também ajuda. “Sempre leu ficção? Que tal escolher poesia? Está acostumado a ler livros sobre finanças? Por que não apostar em algo mais histórico, ou em um romance, por exemplo?”, questiona o autor.

Segundo ele, o que você já está acostumado não vai gerar nova rotina, a não ser que você já consiga intensificar a leitura. “Então, fazer escolhas inusitadas pode ser uma boa saída para ler mais e desenvolver um novo hábito. E, talvez, esse possa ser um ótimo exercício de autoconhecimento, já que você pode se descobrir amante de outros assuntos, que nem imaginava antes”, diz.

Pegar um livro antes de dormir para se desligar das notícias e das redes sociais é a terceira dica do autor. “Isso ajuda, inclusive, a melhorar a qualidade do sono”, ressalta o escritor. Ele lembra, no entanto, que para algumas pessoas, o efeito pode ser inverso. “Dos três hábitos, eu tenho dois, porque este de ler antes de dormir, comigo não funciona. Quando o livro é bom, largar dele é um problema”, brinca o autor.

Publicidade