19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em Casa

Ação distribui livros de graça em formato digital

Para entreter crianças em casa, bot do WhatsApp compartilha em pdf obras de vários autores

Por Da redação

07 de abril de 2020, às 08h32 • Última atualização em 27 de abril de 2020, às 11h10

Ficar com os pequenos nesse período em que o recomendado é o isolamento social, pode ser um desafio. Muitas vezes faltam tarefas e distrações para que eles se entretenham, aprendam e se divirtam nesse tempo livre.

Em busca de disponibilizar uma atividade e democratizar ainda mais o acesso à leitura na primeira infância, o Itaú Unibanco retomou o compartilhamento de livros infantis do programa Leia para uma Criança em formato digital e gratuito, via WhatsApp.

Sete títulos da coleção digital estão disponíveis na ação. Para receber os livros em seu celular, basta enviar uma mensagem para o número do bot: (11) 98151-1078.

Foto: Divulgação
“O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai, é um dos livros disponibilizados

Os usuários recebem a opção de baixar apenas um título ou os sete disponíveis. Em formato PDF, eles podem ser compartilhados com outros contatos e acessados de qualquer smartphone.

Os títulos disponíveis são: “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai; “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis; e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte – parte da coleção “Garotas Incríveis”, escritas e ilustradas por mulheres – além de “A canção dos pássaros”, de Zeca Baleiro; “Azizi, o Menino viajante”, de Conceição Evaristo; “A Menina das Estrelas”, de Tulipa Ruiz, e “O Menino e o Foguete”, de Marcelo Rubens Paiva.

O bot faz parte do festival #LeiaemCasa, que busca contribuir com alternativas de entretenimento doméstico para as crianças. A ideia é utilizar a leitura como instrumento de entretenimento familiar.

Cursos

Quem busca uma ajuda formal em como ler melhor para crianças também tem à disposição dois cursos gratuitos oferecidos pelo Itaú Social. Eles estão disponíveis no ambiente de formação chamado Polo (www.polo.org.br), que oferece conteúdos chancelados para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil (OSCs) e técnicos de secretarias de educação.

Infâncias e Leituras

Oferecido em parceria com o Laboratório Emília de Formação, o curso incentiva práticas de leitura do adulto para com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. O papel dos mediadores de leitura e a construção de uma biblioteca para a faixa etária de 0 a 6 anos também são abordados. Ao final do curso é possível solicitar um acervo de livros infantojuvenis, desde que se atenda aos critérios informados.

Leitura para bebês

Com objetivo de contribuir para o planejamento de situações de leitura e levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças bem pequenas, o curso oferece referenciais teóricos, planejamento e critérios para escolha de títulos – buscando que elas desenvolvam familiaridade com os livros, tenham interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura, desenvolvendo uma progressiva, atenta e interessada escuta. A carga horária é de 10 horas.

Publicidade