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CINEMA

Como é definido o valor do ingresso do cinema? Entenda

Ver um filme nas telonas tem ficado mais caro; entenda o que você paga quando vai ver um filme no cinema

Por Naty Camoleze

22 de setembro de 2023, às 10h27 • Última atualização em 25 de setembro de 2023, às 08h08

Sala de cinema - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foi lá em 1895 que os irmãos Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição pública cinematográfica. Segundo o Instituto de Cinema de São Paulo, esse evento é considerado por muitos como o marco inicial do que conhecemos como história do cinema, no entanto, a possibilidade de criação foi resultado do esforço de vários inventores que trabalharam para conseguir registrar imagens em movimento.

Ao longo de séculos foram pensados e desenvolvidos dispositivos que chegariam à técnica do cinema, como luz e sombra, reflexão e refração, estudos da óptica e muito mais, que fazem parte de um período chamado pré-cinema. Este tem início por volta do ano de 5.000 a. C., na China, com o “Teatro de Sombras”, uma arte antiga de contar histórias e entreter com bonecos através da projeção de sombras, em paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou recortes de objetos e cenários.

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O Instituto de Cinema conta que no ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, o cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema). O aparelho desenvolvido por eles era o ancestral da filmadora e movido à manivela com negativos perfurados.

Como era leve, o instrumento facilitava filmagens externas e, ao longo dos anos, os irmãos usaram a câmera para fazer mais de mil curtas-metragens – a maioria retratando cenas da vida cotidiana. E, assim, o invento se transformou no aparelho preferido daqueles que desejavam registrar imagens em movimento.

Na sequência, a primeira “tecnologia cinematográfica” desenvolvida (primeiramente por Leonardo Da Vinci, no século XV, e depois por Giambattista Della Porta, no século XVI) foi a “Câmara Escura”. Consistia em uma caixa fechada com um pequeno orifício coberto por uma lente que permitia a entrada de luz. Assim, a imagem dos objetos exteriores era projetada no interior da caixa, de forma invertida.

Era uma descoberta da fotografia, uma vez que o princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passam pelo orifício da câmara sejam projetados na parede da caixa paralela ao orifício, fixando sua imagem.

Ingressos do cinema ficaram mais caros – Foto: Arquivo/Agência Brasil

O valor do ingresso do cinema

Por que eu estou falando tudo isso? Para você perceber há quantos anos que temos essa arte que nos encanta tanto. Confesso que durante a pandemia da Covid-19 acabei deixando de lado a ida ao cinema e me aventurei e muito pelos streamings.

Mas se tem uma coisa que gosto é de comprar meu ingresso, sentar na poltrona, assistir aos trailers (pra já escolher o próximo filme) e com a minha pipoquinha curtir aquele momento. E ai de quem comece a falar no meio do filme…

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Ao chegar no cinema nesses últimos tempos fui surpreendida pelos valores. Se formos pensar em ingresso mais pipoca mais algo para beber, já sai uns bons R$ 100. Agora, qual o porquê desses valores?

Antigamente, os cinemas custavam em torno de R$ 20, R$ 30. Os mais caros eram em salas diferenciadas, mas em qualquer opção o que não muda é a composição do preço: impostos, pagamentos de exibidor, distribuidor, aluguel.

O valor mais baixo do ingresso foi em 2009, quando a média estava em R$ 8,61. Desde então, a média foi subindo ano após ano, com pequenas variações nesta alta. O maior crescimento até então foi de 2014 para 2015, quando o ingresso subiu R$ 1,02. Mesmo em alta constante, o preço brasileiro ainda tem uma das médias mais baratas no cenário internacional, já que as moedas são convertidas em dólar e feita uma lista de preços.

Especialistas apontam que do valor total do ingresso, a média é de que cerca de 52,5% ficam com os cinemas, mas tudo pode variar. De sua fatia do ingresso, só o aluguel da sala pode começar em 5% e chegar em 15%. Em alguns shoppings o pagamento pode funcionar como uma porcentagem estimada do ingresso ou um valor fixo.

Do valor também saem 5% para o pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e 2,5% para o pagamento ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), pelo direito das músicas nos filmes.

O que sobra de tudo isso envolve a operação das salas, custos de colaboradores, água, energia etc. Alguns espaços investem nas salas VIP com comidas, bebidas, presentinhos e eventos na busca de aumentar o lucro.

E quanto o cinema paga pelo filme? Ou é um preço fechado ou por porcentagem, ou seja, valor em cima da bilheteria (o mais usual). No preço fixo é pago uma quantia e definido o tempo de exibição, por isso, alguns filmes ficam pouco tempo em cartaz. O lado ruim é que corre o risco de não atrair público e o valor arrecadado na bilheteria ficar abaixo do esperado, ou seja, tem o gasto, mas não tem lucro.

Público

O relatório dos Resultados do Cinema Brasileiro em 2022, da Ancine (Agência Nacional de Cinema), apontou a conta dos valores arrecadados em bilheterias nas salas pelo Brasil e entre filmes nacionais e estrangeiros, os cinemas arrecadaram R$ 1,78 bilhão, em comparação aos R$ 919 milhões acumulados em 2021, um aumento de 93,69%.

Em 2022, os filmes nacionais arrecadaram R$ 71,46 milhões e os estrangeiros, R$ 1,7 bilhão. Os cinco filmes nacionais mais vistos nos cinemas no ano que passou, segundo a agência foram:

  • Turma da Mônica – Lições (R$ 89 milhões)
  • Tô Ryca II (R$ 8,6 milhões)
  • Detetives do Prédio Azul III (R$ 8,1 milhões)
  • Medida Provisória (R$ 7,7 milhões)
  • Eduardo e Mônica (R$ 7,3 milhões).

No ranking dos filmes internacionais, a Marvel Studios conquistou o primeiro e segundo lugar com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Thor 4: Amor e Trovão, ambos, respectivamente, com renda de R$ 167,6 milhões e R$ 856 mil, seguidos da animação da Universal Pictures Minions 2: A Origem de Gru.

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Margot Robbie e Ryan Gosling, como Barbie e Ken, em cena de ‘Barbie’ – Foto: Warner Bros. Pictures

Até o momento de 2023, vimos um grande aumento do público nos cinemas, principalmente com o fenômeno da Barbie, que teve um marketing genial e atraiu muita gente as telonas e ainda vestindo rosa. O filme alcançou o valor de US$ 1,4 bilhão em bilheteria. Na sequência vem Super Mario Bros. – O filme, com US$ 1,3 bilhão, e Oppenheimer, com US$ 891 milhões.

E se você lendo isso se animou e resolveu aproveitar o cinema, minha dica é o filme Nosso Sonho, que traz a história de Claudinho e Buchecha, dupla que fez grande sucesso nos anos 90.

E aproveite e fique de olho nas promoções e descontos oferecidos pelas redes de cinema, que podem ser para estudantes, idosos, crianças, entre outros. Além disso, é comum que as redes realizem promoções especiais em determinadas épocas do ano, como na Black Friday, em períodos de férias escolares ou em dias da semana considerados mais tranquilos.

*Naty Camoleze (@natycamoleze) é jornalista e colaboradora do LIBERAL

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