Mostra Internacional de Cinema chega ao interior

SESCs de Campinas e Piracicaba exibem produções de diversos países neste mês


Os SESCs (Serviço Social do Comércio) de Campinas e Piracicaba recebem, a partir deste domingo, a Itinerância da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A proposta do evento é trazer para o interior do estado um panorama do cinema contemporâneo mundial, mostrando as tendências, temáticas, narrativas e estéticas de filmes produzidos em países como Argélia, Macedônia, Sérvia e Afeganistão.

Na mostra estão longas exibidos na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibiu neste ano 327 títulos de 52 países. A programação itinerante promove a circulação dos filmes que foram destaques dessa lista, como “Sinônimos”, “O Último Amor de Casanova”, “De Quem é o Sutiã?”, “Papicha”, “Os Olhos de Kabul” e “Cicatrizes”. As exibições em Campinas têm entrada gratuita. Em Piracicaba, os ingressos têm preços populares e variam de R$ 6 a R$ 12.

Foto: Divulgação
O longa “Sinônimos” abre as sessões neste domingo em Piracicaba

O francês “Sinônimos”, vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim, abre a programação neste domingo no Sesc Piracicaba, às 17h. Dirigido por Nadav Lapid, o filme conta a história de Yoav, um jovem israelense que chega a Paris esperando que a França o salve da loucura de seu país.

Determinado a extinguir suas origens e se tornar francês, ele abandona a língua hebraica e se esforça de todas as maneiras para encontrar uma nova identidade. Ainda nesta semana, a mostra exibe “O Último Amor de Casanova” na terça-feira, dia 12, às 20h.

Já no Sesc Campinas, a programação tem início a partir de terça-feira, dia 12, a partir das 20h, com a exibição de “Papicha”. Com direção de Mounia Meddour, o longa mostra a história de uma jovem estudante de moda que vive na Argélia dos anos 1990. Mesmo com o país tomado pela guerra civil, ela se recusa a deixar que o conflito a impeça de levar uma vida normal. Porém, quando os radicais ganham força e começam a praticar censura, a menina decide lutar por liberdade ao planejar um desfile de moda.

Acontece: A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 10 de novembro de 04 de dezembro. O Sesc Piracicaba fica na Rua Ipiranga, 155, no Centro. O Sesc Campinas fica na Rua Dom José 1º, 270, Bonfim.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora