Americana tem 1ª edição da Festa Nipo Brasileira

Evento que acontece na Fidam contará com músicas, danças e gastronomia do Japão


A Fidam (Feira Industrial de Americana) recebe neste sábado e domingo a primeira edição da Festa Nipo Brasileira de Americana. A partir das 10h, o local será palco de apresentações musicais, danças, artes marciais e outras atividades orientais, além da presença de food-trucks com uma série de pratos típicos da gastronomia japonesa. A entrada é gratuita, mas a organização pede a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

A abertura oficial do evento acontece no sábado, por volta das 11h30, com a presença de autoridades e outras personalidades da cidade. Durante os dois dias de eventos, estão programadas diversas apresentações musicais, do Min’yō, um gênero muito tradicional da cultura japonesa, ao k-pop, sucesso recente da música oriental. Também está na programação a apresentação de integrantes da colônia de Okinawa, de Campinas, com a Dança do Leão.

Foto: Japantur - Divulgação
A técnica de decoração chouchin, muito popular no Japão, vai enfeitar toda a Fidam

Segundo a organização, cerca de 60 estandes estarão presentes na feira, comercializando diversos produtos nipônicos. A praça de alimentação, com aproximadamente 14 estandes, apresentará tanto pratos típicos japoneses como alimentos da cultura brasileira. A decoração do espaço da Fidam também foi inspirada nas tradicionais lanternas orientais, chamadas chouchin e bonbori.

De acordo com Clovis Kunio Yamasaki, um dos organizadores do evento, a ideia da feira é apresentar a comunidade e a cultura japonesa à cidade. “Queremos mostrar nossas raízes e nossas tradições à população, além de convidar as pessoas a fazerem parte dessa cultura tão rica. Queremos que seja realizado todos os anos e seja inserido no calendário oficial de Americana”, comentou.

Ainda segundo Clovis, a intenção dos organizadores é criar uma associação voltada à cultura nipônica em Americana, que nas próximas edições seria a organizadora da feira. “Qualquer pessoa da cidade, descendente ou não de japoneses, poderá fazer parte dessa associação”, completou.

Acontece: A 1ª Festa Nipo Brasileira de Americana ocorre nos dias 12 e 13 de outubro, a partir das 10h. A Fidam fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200, na Vila Industrial. A entrada é gratuita, mas a organização pede a doação de um quilo de alimentação não perecível para doação ao Fundo Social de Solidariedade.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora