13 de agosto de 2022 Atualizado 22:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano & Existência

Vidas e legados

Por Gisela Breno

10 de maio de 2022, às 17h02

A sociedade do século XXI está imersa em tempos, valores e relações líquidas.

As pessoas não se prendem nem a opiniões, nem a visões de mundo, tampouco ao passado. Tudo é passageiro; tudo se torna obsoleto e descartável.

Nesse cenário surgem as pseudo celebridades que com caras e bocas, com músicas e letras sofríveis, com performances absolutamente desprezíveis, com palavreados rasos e até mesmo chulos , abocanham milhões de seguidores, que os descartam tão logo surja outro “fenômeno “.

Mais do que nunca, como nos ensina Heródoto, é preciso “ pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”.

É preciso, nesses tempos de ausência de pessoas éticas e inspiradoras , valorizarmos, resgatarmos a vida e o legado daqueles que, verdadeiramente, deixam ou nos deixaram exemplos a serem seguidos.

Só assim a nossa história continuará a ser escrita com as tintas daqueles que engrandeceram a vida das suas famílias, das suas cidades, do seu país.

Gisela Breno

Professora, Gisela Breno é graduada em Biologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fez mestrado em Educação no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). A professora lecionou por pelo menos 30 anos.