18 de junho de 2024 Atualizado 18:20

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Carreira & RH

Vamos falar sobre planejamento de carreira?

Para iniciar essa conversa é necessário que você se considere como o protagonista da sua trajetória profissional

Por Marcos Tonin

26 de maio de 2024, às 09h25

As pessoas costumam planejar festas de aniversário, viagens, casamentos e até mesmo agendar um cabeleireiro, mas quando o tema é a carreira, aí muita gente fica devendo e não sabe como planejar.

Para iniciar essa conversa é necessário que você se considere o protagonista da sua trajetória profissional e adote essa posição na sua vida como um todo. Discutir sobre carreiras não é apenas projetar o futuro, mas também reconhecer a importância de se desenvolver continuamente, se preparar adequadamente e perseguir com determinação os seus objetivos profissionais.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo um estudo da Harvard Business Review, profissionais que investem em autoconhecimento têm 23% mais probabilidade de serem promovidos. Pergunte a si mesmo: Quais são minhas principais competências e áreas a serem desenvolvidas? Identificar suas forças e fraquezas é o primeiro passo para um planejamento de carreira eficaz.

Dados da McKinsey & Company indicam que 87% dos executivos acreditam que há uma lacuna de habilidades em suas organizações. Investir em cursos, certificações e outras formas de aprimoramento pode ser um diferencial competitivo altíssimo na sua empregabilidade e manutenção do emprego.

Saiba trabalhar com metas, defina seus objetivos de forma específica e crie um plano de ação detalhado, com prazos e estratégias bem delineadas. A disciplina e a persistência são componentes cruciais para o sucesso. Estudos mostram que profissionais que estabelecem metas claras têm 33% mais chances de alcançar resultados significativos em suas carreiras.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Por último gostaria de dizer que contar com o apoio de um consultor ou coach profissional pode ser uma decisão mais do que estratégica. Sei que quando falamos de coaching o tema é complicado, mas com profissionais responsáveis e devidamente certificados pode ser uma grande ferramenta de apoio e trabalho para o desenvolvimento da carreira.

Segundo a International Coaching Federation (ICF), 80% das pessoas que trabalham com um coach relatam aumento na autoconfiança, e mais de 70% beneficiam-se de melhorias no desempenho profissional.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

De fato, os brasileiros precisam de mais atenção ao planejar seus passos profissionais. Como você hoje toma suas decisões de carreira? Como escolhe seu trabalho e, ainda, como coloca suas habilidades e potenciais a seu favor no crescimento profissional?

Assuma o controle da sua carreira.

Marcos Tonin

Marcos Tonin, especialista na área de gestão e liderança, fala sobre mercado de trabalho em textos quinzenais