04 de outubro de 2024 Atualizado 18:11

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Vamos dar as mãos e votar com consciência

Por Oswaldo Vicentin

04 de outubro de 2024, às 08h07

Em minhas matérias tenho criticado muito a forma com que milhões de brasileiros interpretam a democracia com suas atitudes grotescas e estúpidas para com seus compatriotas, motivados por serem contra a este ou aquele candidato ou partido. Direita contra esquerda ou esquerda contra direita. Gente agindo de forma violenta. Lamentavelmente, as consequências disto são brigas, mortes e até mesmo guerras. Gente vivendo com coração entupido de ódio, rancor e preconceito. E não é feliz.

Ora bolas! Essa gente precisa rever seus conceitos, principalmente se for cristão. Exemplos de civilidade e democracia não faltam neste governo, principalmente no Legislativo, onde sempre vemos deputados e senadores compartilhando nas administrações com o Executivo. Temos como exemplos de Arthur Lira, Fernando Haddad e Rodrigo Pacheco, entre outros.

O maior exemplo de democracia é essa corrida de candidatos para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. O que me chamou a atenção e talvez muitos não notaram foi essa atitude do deputado Hugo Motta, que também é candidato para a vaga de Arthur Lira. Ele está pedindo apoio tanto de Bolsonaro como de Lula.

Um jovem dinâmico que mostra a todos como é possível humildemente conviver com oposicionistas objetivando sempre suprir as necessidades do povo. Exemplo dignificante de lição que vai de encontro a todos os brasileiros rancorosos para que respeitem seus adversários e deixem de lado as rusgas, rancores e intolerâncias. Um sábio disse: “Rancor é como tumor no coração”.

É disso que precisamos no Brasil para educar mais a maioria deste povo, procurando sempre a paz, a tolerância, longe de conflitos e ditaduras, como a de Nicolás Maduro. O Brasil é lindo, seu povo é alegre, onde temos a convivência de todas as raças e de todas as cores, com carnaval, esporte, futebol e samba. E não falta solidariedade, a exemplo dessa ajuda aos irmãos gaúchos que foram atingidos pelas enchentes.

Quando vejo as calúnias ou fake news maldosas nas redes sociais costumo esclarecer que quem governa não é só um, mas sim uma equipe formada pelo Legislativo, Judiciário e Executivo. Ninguém governa sozinho.

Por isso, agora, perto das eleições, vamos refletir e tolerar, respeitar o direito de cada um e mostrar ao mundo que aqui é um lugar de paz e amor. Isto é democracia que vem da Grécia e significa vamos dar as mãos. 

Oswaldo Vicentin
Contador, jornalista e escritor

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.