16 de junho de 2024 Atualizado 20:49

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde em Pauta

Urticária: o que é e como tratá-la

Doença caracterizada por lesões avermelhadas na pele pode ser classificada de acordo com o tempo de duração; entenda

Por Paulo Renato Monteiro da Silva

15 de outubro de 2023, às 17h48 • Última atualização em 15 de outubro de 2023, às 17h49

A urticária é uma doença que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Caracteriza-se por lesões cutâneas vermelhas, elevadas, e lembra muito uma picada de abelha, além da coceira. Ela pode ser classificada, de acordo com o tempo de duração, como aguda ou crônica.

A versão aguda é aquela que perdura até seis semanas, podendo ser causada por uma série ampla de fatores, como alimentos, medicamentos, picadas de insetos, exposição a substâncias irritantes etc.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Os sintomas podem aparecer rapidamente após o contato com o alérgeno e geralmente desaparecem em até 24 a 36 horas.

Já a urticária crônica é caracterizada pela presença das erupções cutâneas que ficam indo e voltando por mais de seis semanas. A causa exata da urticária crônica, muito frequentemente, não é identificada, podendo ser desencadeada por estresse, problemas autoimunes, infecções ou alterações hormonais, dentre outras possibilidades. Porém, cabe salientar que, em muitas vezes, é de causa desconhecida.

Os principais sintomas da urticária são as erupções cutâneas avermelhadas, acompanhadas por coceira intensa, podendo ser bastante incômoda para o paciente.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Em alguns casos, a urticária também pode vir associada com inchaço nos lábios, olhos e garganta, o que pode levar a dificuldades respiratórias e requerer atenção médica imediata.

O tratamento envolve aliviar os sintomas e tentar identificar e evitar possíveis agentes desencadeadores. Anti-histamínicos são frequentemente prescritos, sendo que os corticosteroides podem ser necessários para ajudar a controlar a situação.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

De maneira geral, a urticária é uma condição de pele que causa erupções cutâneas vermelhas e coceira intensa. É muito embora seja bastante desconfortável, o tratamento adequado ajuda a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por ela.

Paulo Renato Monteiro da Silva

O médico Paulo Renato Monteiro da Silva, especialista em alergologia e imunologia, fala sobre temas da saúde em alta e sobre como manter hábitos saudáveis