18 de junho de 2021 Atualizado 21:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Uma escola bem diferente

Por Claudiane Fagundes

16 Maio 2021 às 08:09

O retorno às aulas com os restritos protocolos da Covid-19 nos apresenta um conceito muito diferente do que costumamos ter sobre o espaço escola.

Escola antes era reconhecida principalmente na educação infantil como um lugar de partilha, coletividade, estímulos a brincadeiras em grupo, demonstração de afeto, ou seja, qualquer atividade era proposta a ser realizada em conjunto. Hoje com a presença da doença em nossa sociedade, onde todos nós estamos expostos, temos que reaprender e ressignificar esse espaço.

Sim, temos mais essa tarefa árdua a enfrentar concomitantemente com as diversas outras que já enfrentávamos para poder ofertar o conhecimento a nossas crianças.

Teremos que explicar e mostrar no dia a dia o novo ambiente e as práticas as quais agora terão que ser consideradas o novo normal. Um ambiente onde os estudantes não poderão mais brincar em conjunto com seus coleguinhas, dividir os brinquedos que mais gostam, se alimentarem à mesa pertinho do outro, demonstrar através dos abraços o carinho pela professora, abraçar e andar juntos pelos corredores, como estavam acostumados.

Essa nova realidade será difícil de ser entendida no primeiro momento pelas cabecinhas tão ingênuas, mas nós professores que escolhemos essa profissão por amor passaremos juntos por mais essa dificuldade e aproveitaremos a oportunidade para ensiná-los que por diversas vezes temos que sacrificar algumas coisas por um bem maior, por um futuro melhor. Afinal, o que todos nós desejamos é que tudo isso passe logo e nossas escolas possam voltar ao normal.

Claudiane Fagundes
Pedagoga

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.