26 de maio de 2024 Atualizado 20:10

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Flash!

Um olho no futuro e duas mãos no presente

Você compartilha dessa sensação? O último trimestre de 2022 chegando e a sensação do tempo passando mais rápido que o normal?

Por Fábio Fonçati

30 de outubro de 2022, às 08h06 • Última atualização em 30 de outubro de 2022, às 08h07

Você compartilha dessa sensação? O último trimestre de 2022 chegando e a sensação do tempo passando mais rápido que o normal? Pergunto, pois a tendência é que ela aumente.

Essa sensação é consequência da mistura, cada vez mais homogênea, entre os mundos físico e virtual. Logo, compreender os comportamentos que moldam essa sensação é essencial para se adaptar, pois eles impactam em mudanças socioculturais e de mercado.

Sentimentos de apreensão, fascinação, sobrecarga emocional pelo excesso de estímulos e formas realistas de encarar o mundo irão moldar, nos próximos anos, os sentimentos do consumidor, reflexo da fusão dos meios e seus avanços.

Após um período impactante de incertezas e mudanças, tais sentimentos contribuem na construção dos perfis destes consumidores, que buscam pela consistência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a dosagem certa entre o real e o virtual, uma nova perspectiva de sucesso e investimentos na abundância de tempo.

Frutos da relação intrínseca entre o físico e o virtual, esses perfis contribuirão positivamente na evolução dessa relação, promovendo um salto maior da sociedade em direção a uma rede mais autônoma, inteligente e aberta. A “rede semântica”, termo cunhado em 2001 por Sir Tim Berners-Lee em decorrência da sua maior invenção, a rede mundial de computadores, em 1989.

FLASHES
A cada minuto são feitas 16 milhões de mensagens de texto, 456 mil publicações no Twitter, 47 mil publicações no Instagram, 390 milhões buscas no Google, 156 milhões e-mails enviados, 103,5 milhões spams e 990 mil swipes no Tinder. Tudo isso para dizer que 90% dos dados disponíveis no mundo todo foram criados nos últimos dois anos.

A Califórnia oficializou, e entrará em vigor a partir de 2035, a lei para banir carros movidos a combustíveis fósseis. Outros estados se organizam para fazer leis similares. A realidade do carro elétrico, que parece distante para o cenário brasileiro, poderá se concretizar em breve com a Bravo Motor Company, a BMC, uma empresa argentina, com sede na Califórnia, que desenvolverá em Minas Gerais uma fábrica de veículos elétricos em parceria com a Rockewell Automation.

A USP cria tecnologia com inteligência artificial para otimizar os serviços de manutenção de redes de energia. Apresentado durante a 2022 IEEE (International Systems Conference), o sistema reduz em até 20% o período de interrupção para reparo.

Fabio Fonçati e João Brunelli

Assinada pelos publicitários Fabio Fonçati e João Brunelli, a coluna fala sobre as transformações da tecnologia e do comportamento humano